A palavra emoji vem da junção de duas expressões japonesas, quais sejam, “e” (imagem) e “moji” (personagem). Desse modo, a palavra já denuncia a origem das figuras que usamos na nossa comunicação diária. Os emojis foram criados no Japão, pelo japonês Shigetaka Kurita, na década de 1990.
Mais precisamente, o primeiro emoji surgiu no ano de 1999 e era um coração. Kurita criou esse emoji, pois naquele ano, a empresa na qual trabalhava, a NTT DoComo, a maior no ramo de telefonia do país, resolveu, em meio a explosão de vendas de pagers, incluir o símbolo do coração para atrair o público adolescente.
Mas, após isso, a empresa acabou abandonando o uso do símbolo para tornar o seu produto atrativo para o público empresarial. Nesse meio tempo, Kurita trabalhava em outro projeto da DoComo, o i-mode, que depois se tornaria a primeira internet móvel do Japão. Esse produto oferecia aos usuários serviços como previsão do tempo, notícias e e-mail.
Nessa mesma época, a empresa norte-americana AT&T e seu PocketNet, o primeiro celular com internet do mundo, também oferecia esses mesmos serviços. No entanto, não conseguia representar, por exemplo, a previsão do tempo, por imagens.
Kurita foi até a empresa norte-americana na época. A ocasião acabou fazendo ele criar a primeira biblioteca de emojis. Foram 176 imagens com 12 x 12 pixels de resolução que representavam emoções humanas.
Com a criação desses primeiros emojis, empresas concorrentes da NTT DoComo começaram a se inspirar também. Em 2010, a Apple começou a oferecer aos seus usuários as imagens, a partir do lançamento do iPhone iOS 4. Após isso, o Google e a Microsoft passaram a disponibilizar os emojis em seus aparelhos Android e Windows Phone, respectivamente.
Até setembro de 2021, existiam 3.633 emojis no Padrão Unicode, conforme dados da Emojipedia. Cada um desses milhares de emojis tem um ou mais significados específicos. Neste texto, você irá entender qual é o real significado de um deles, qual seja, o emoji com cara de palhaço. Veja a seguir.
Qual é o real significado do emoji com cara de palhaço?
Quem nunca usou no feed de sua rede social ou no app de troca de mensagens o emoji com cara de palhaço, aquele com rosto branco, olhos e sorriso exagerados, nariz vermelho e dois tufos de cabelo de cor vermelha ou azul a depender da plataforma?
Difícil encontrar alguém que nunca tenha usado. Isso porque o emoji de palhaço é hoje um dos queridinhos dos usuários de redes sociais e apps de troca de mensagens.
Ele passou a fazer parte dos outros emojis em 2016, após a aprovação da Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos que coordena o desenvolvimento e a promoção do Unicode.
Os usuários comumente usam o emoji com cara de palhaço para indicar que uma pessoa é tola ou foi enganada por outra. Mas o que muita gente não sabe é que o emoji com cara de palhaço tem outro significado. Ele pode ser usado para descrever algo assustador.
Como então não se lembrar do filme It: A Coisa? O longa de terror tem como vilão um palhaço assustador e cruel. A produção cinematográfica é uma adaptação do romance de mesmo nome do escritor norte-americano Stephen King.