Em qual país surgiu a comemoração do Dia das Mães?

Está querendo aprimorar a sua bagagem conceitual para arrasar na prova de Conhecimentos Gerais do concurso? Descubra em qual país surgiu a comemoração do Dia das Mães.

Todos nós temos aquela pessoa especial em nossas vidas que nos ama incondicionalmente, cuida de nós e nos ensina valiosas lições: nossa mãe. E para homenagear essas mulheres incríveis, comemoramos o Dia das Mães todos os anos.

continua depois da publicidade

Mas você já teve a curiosidade de saber de onde veio essa tradição, concurseiro? Em que país ela começou? Essa matéria vai te mostrar em qual país surgiu a comemoração do Dia das Mães.

Se você está querendo aprimorar ainda mais os seus conhecimentos para as provas de um concurso público, continue conosco até o fim da leitura e descubra a origem dessa comemoração secular. 

Leia também

Em qual país surgiu a comemoração do Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma data celebrada em diversos países ao redor do mundo, mas a sua origem vem dos Estados Unidos da América. Sim, foi lá que tudo começou, concurseiro.

continua depois da publicidade

No início do século XX, mais precisamente em 1908, uma mulher chamada Anna Jarvis decidiu homenagear sua própria mãe, que havia falecido três anos antes. A mulher era uma ativista comunitária muito dedicada naquilo que fazia.

Ela trabalhava arduamente para melhorar as condições de saúde e vida das pessoas em sua comunidade. Após a sua morte, sua filha Anna Jarvis ficou determinada a honrar a memória de sua mãe de uma maneira especial e inesquecível.

Dessa forma, Anna organizou um evento para homenagear todas as mães no segundo domingo de maio de 1908, na cidade de Grafton, no estado norte-americano da Virgínia.

Ela queria que fosse um dia especial para expressar amor e gratidão às mães e reconhecer sua importância na sociedade. A celebração foi um sucesso e acabou se espalhando para outras cidades dos Estados Unidos.

continua depois da publicidade

O mês de maio foi escolhido pelo fato da mãe de Anna Jarvis ter falecido no dia 09 de maio de 1905. 

O Dia das Mães foi oficializado mundialmente

Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães como uma data nacional a ser comemorada todos os anos sempre no segundo domingo do mês de maio.

A partir daí, a tradição se espalhou para outros países ao redor do mundo, com o passar dos anos. Cada nação celebra essa data da sua própria maneira, mas mantendo o mesmo espírito de amor e gratidão pelas mães.

No Brasil, por exemplo, o Dia das Mães também é celebrado no segundo domingo de maio. A comemoração é semelhante a do seu país de origem (EUA), onde os filhos compram presentes, flores, cartões e manifestam gestos de carinho para suas genitoras.

continua depois da publicidade

Na verdade, é uma oportunidade para expressarmos nosso amor e apreço por essas mulheres tão especiais em nossas vidas.
Portanto, podemos dizer que o Dia das Mães teve sua origem nos Estados Unidos, graças ao amor e dedicação de uma filha por sua mãe.

Há exatos 110 anos essa celebração se tornou uma tradição em diversos países, lembrando-nos da importância de reconhecer e valorizar o amor e os sacrifícios de nossas mães todos os dias, não apenas no segundo domingo de maio.

Leia também

Concursos em sua
cidade