As aranhas são animais invertebrados que fazem parte do extenso grupo dos aracnídeos, mas existem diversas características específicas que diferem essas espécies. O que muitos não conhecem é a maior aranha do mundo.
Essa espécie tem particularidades curiosas que fazem jus aos mitos envolvendo aranhas gigantescas na cultura humana ao longo dos séculos. Porém, são igualmente letais e perigosas. Entenda mais a seguir.
Qual é a maior aranha do mundo?
A maior aranha do mundo é conhecida popularmente como aranha-caçadora-gigante, mas tem como nome científico Heteropoda maxima. Ela recebe esse título porque sua estrutura mede 30 centímetros de diâmetro.
Em comparação com objetos cotidianos, possui o mesmo tamanho de um prato de comida, ou de uma tampa de um ventilador comum. Portanto, ultrapassa o comprimento usual da maioria das aranhas, que tem até 3 centímetros.
Além disso, é considerada a espécie de aranha que possui maior envergadura de patas na natureza, chegando a 30 centímetros quando esticada. A princípio, essa espécie foi identificada pela primeira vez em 2001.
Quem a encontrou foi o naturalista Peter Jaeger, em uma expedição no único habitat onde a maior aranha do mundo é encontrada, na República Democrática de Laos. Mais especificamente, nas cavernas da província de Khammouan.
A aranha-caçadora-gigante faz parte de uma família chamada Sparassidae, com 82 gêneros e 1009 espécies ao redor do mundo. Como parente, possui a aranha-caçadora-sulamericana, conhecida como Polybetes.
Curiosidades sobre a maior aranha do mundo
1. São venenosas, mas não aos seres humanos
No geral, todas as aranhas possuem veneno, mas, no caso da aranha-caçadora-gigante, o veneno não faz mal para o organismo humano. Ou seja, não causam morte e nem colocam a vida em risco com as reações.
Apesar disso, a picada causa vermelhidão, inchaço e irritação na região da picada. Os sintomas mais comuns são a febre, dor de cabeça, náuseas e vômito pela intoxicação provocada no organismo.
2. Não usam teias
Diferente do que acontece com outras espécies de aranha, a Heteropoda maxima não utiliza teias para aprisionar seus alimentos. Na realidade, é mais comum que saiam para caçar, assim como o apelido sugere.
Apesar do tamanho, são espécies velozes e conseguem capturar suas presas com facilidade. Apesar do tamanho, se alimentam somente de insetos em suas atividades predatórias.
3. Quase não são vistas
A aranha-caçadora-gigante quase não é vista porque ficam somente na região de cavernas em Laos. Além disso, costumam ter uma tonalidade de marrom e amarelo, e tendem a se disfarçar nas paredes e regiões escuras.
Por conta da região que habitam, costuma ter pernas com faixas escuras e poucos pelos. Isso porque é a partir das pernas que conseguem se fixar nas paredes das cavernas e se locomover.
4. Possuem visão reduzida
As aranhas-caçadoras-gigantes tem olhos pequenos, apesar de viverem em cavernas com pouca luminosidade. No geral, animais que habitam lugares pouco iluminados precisam de olhos maiores para compensar a falta de luz.
Contudo, não houve nessa espécie de aranha um processo evolutivo que forneceu a elas outro tipo de mecanismo sensorial. Apesar dessa característica, conseguem enxergar normalmente.