“Ela mesmo” ou “Ela mesma”: confira como realmente se escreve

O candidato a concurso que não quer errar na grafia da prova redação precisa saber se a forma correta de escrita é “ela mesmo” ou “ela mesma”.

Quando estamos aprendendo a Língua Portuguesa, é comum nos depararmos com algumas questões que geram dúvidas, especialmente quando se trata da escrita e da correta utilização de determinadas palavras.

continua depois da publicidade

Por exemplo, a forma correta de escrever é “ela mesmo” ou “ela mesma”, concurseiro? Elaboramos este artigo que vai mostrar se o correto é escrever “ela mesmo” ou “ela mesma” na sua prova de redação do concurso público.

Por mais que essa pequena diferença possa parecer sutil, ela pode custar caro na hora da correção do seu texto. Acompanhe-nos até o fim da leitura e confira.

Afinal, se escreve “ela mesmo” ou “ela mesma”? 

Leia também

Se você estiver em dúvida entre “ela mesmo” ou “ela mesma”, a forma certa de escrever é “ela mesma”. Dizer “ela mesmo” está errado, de acordo com a norma culta. Mas por que usamos “mesma” em vez de “mesmo”? Simples, concurseiro.

continua depois da publicidade

O termo “mesma” deve ser usado para enfatizar ou reforçar o sujeito da ação, que neste caso é “ela”. Exemplos:

  • Ela mesma fez o trabalho da faculdade;
  • Ela mesma limpou a casa, apesar da gripe forte;
  • Ela mesma escovou os dentes do seu avô;
  • Ela mesma discursou por horas na reunião da empresa;
  • Ela mesma dirigiu por 30 km até o hospital mais próximo.

Mas a palavra “mesmo” pode variar dependendo de quem está realizando a ação. Se o sujeito da oração for “ele”, devemos usar “ele mesmo”. Ou seja, esse termo precisa mudar para concordar com o gênero do sujeito.

continua depois da publicidade

Tanto “ele mesmo” quanto “ela mesma”, que são as formas corretas de escrita segundo a Língua Portuguesa, evidenciam que o sujeito que realizou a ação foi “ele” e “ela” respectivamente, e não outra pessoa.

Exemplos

Agora que você sabe que o correto é escrever “ela mesma” e não “ela mesmo”, conheça alguns exemplos para ampliar a sua bagagem conceitual. Vamos usar os sujeitos “ele”, “ela”, “eles” e “elas”, tanto no singular quanto no plural

  • Ele mesmo quis trabalhar em pleno feriado;
  • Ela mesma fingiu não saber de nada sobre a traição do melhor amigo;
  • Eles mesmos viajaram para a praia de madrugada;
  • Elas mesmas foram para a festa no sábado à noite na boate.

Você provavelmente notou que a palavra “mesmo” pode mudar um pouco, dependendo se é “ele” ou “ela”, e também se são muitas pessoas do sexo masculino (“eles”) ou do sexo feminino (“elas”).

continua depois da publicidade

Não se esqueça de uma regra importante

Mas tem algo importante para lembrar: não se deve usar a palavra “mesmo” no lugar de um pronome pessoal. Por exemplo, não podemos dizer “o mesmo” no lugar de “ele” ou “ela”.

Então, está errado dizer: “Eu entreguei o trabalho ao professor e o mesmo disse obrigado.” O certo é “Eu entreguei o trabalho ao professor e ele disse obrigado.” Ficou claro, concurseiro? 

“Mesmo” é uma palavra que pode variar um pouco, mas precisamos ter o máximo de cuidado para não usá-la no lugar de um pronome pessoal na hora da redação do concurso.

Agora que entendemos que o correto é escrever “ela mesma” e jamais “ela mesmo”, podemos escrever nossos textos com mais confiança e precisão.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade