A Língua Portuguesa possui um dos vocabulários mais ricos de todos. Com mais de 400 mil palavras, é possível encontrar termos para expressar boa parte das emoções e vontades de seus falantes, mas sua extensão também pode causar algumas confusões. Afinal, existem muitas palavras semelhantes o suficiente para parecerem iguais: um exemplo são os termos “eficaz”, “efetivo” e “eficiente”.
Todos os três termos podem ser tratados como sinônimos. Contudo, pelo fato de não existirem sinônimos perfeitos, existem pequenas diferenças entre cada um. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo o significado de cada palavra.
Eficaz, efetivo e eficiente
Como informado anteriormente, “eficaz”, “efetivo” e “eficiente” podem ser tratados como sinônimos. Por outro lado, saber o que cada um significa ainda é fundamental, visto que o sentido nem sempre pode servir para toda e qualquer oração em que um será substituído pelo outro. Entenda:
Eficaz
A eficácia consiste em atingir o objetivo proposto, executar, cumprir, levar a cabo. Esse é o poder de causar determinado efeito, e “eficaz” é o que realiza perfeitamente uma tarefa ou função, produzindo então o resultado pretendido. Confira abaixo alguns exemplos com o termo:
- Esse é o remédio mais eficaz do mercado para tratar dores musculares.
- Realizar um trabalho eficaz é fundamental para atingir bons resultados.
Efetivo
Já a efetividade também é uma qualidade de algo que atinge seu objetivo. Ela é a capacidade de funcionar de forma normal e satisfatória, mas tem mais a ver com a realidade, ou com aquilo que é verdadeiro. Algo efetivo é executável, incontestável, verificável. O termo possui o mesmo sentido de positivo e eficaz. Veja exemplos:
- A duração efetiva da entrevista será de três horas.
- Com a aposentadoria do meu avô, meu pai tornou-se diretor efetivo.
Eficiente
Ser capaz de fazer algo com excelência, sem desperdícios de tempo, energia e dinheiro ou sem perdas, consiste em fazer algo com eficiência. Algo ou alguém que chega ao resultado é eficiente, produzindo um efeito específico com qualidade, competência e pouquíssimos erros. O eficiente ainda vai além do eficaz e tem uma gradação: é possível ser mais ou menos eficiente amanhã do que hoje. A eficácia, por exemplo, consiste no sim ou não: é eficaz ou não é.
Para entender melhor, confira os exemplos abaixo:
- Pedro é eficiente em sua função.
- A máquina de café é mais do que eficiente na empresa.