Se você é do tipo que busca sempre uma maneira nova de economizar um dinheirinho, vai ficar feliz ao saber que, com apenas algumas mudanças de hábitos, é possível diminuir bastante o valor do seu boleto de energia elétrica.
Para gastar menos, não tem jeito: é preciso tirar alguns aparelhos eletrônicos da tomada e diminuir o uso dos “vilões” da conta de luz, como chuveiro elétrico ou ferro de passar. E aí, que tal aprender a forma certa de diminuir a sua conta de energia elétrica? Confira nossas dicas a seguir e coloque-as em prática o quanto antes, hein!
10 aparelhos para tirar da tomada
Alguns aparelhos eletrônicos consomem energia elétrica mesmo quando estão sem uso, sabia? Esse é o caso do seu micro-ondas, que tem o relógio na tela, e também do computador. Veja, a seguir, quais aparelhos gastam luz apenas por estarem plugados na tomada:
- Videogame;
- Micro-ondas;
- Receptores de TV a cabo;
- Smart TV;
- Ar-condicionado;
- Cooktop elétrico;
- Lavadora de roupas;
- Carregadores de celular e de notebook;
- Roteadores de internet;
- Computadores.
É claro que, se colocarmos na ponta do lápis, o consumo de energia resultante do seu carregador que ficou na tomada é baixo em um mês. Agora, se somarmos vários carregadores diferentes (fones de ouvido, tablets etc) e os outros equipamentos da lista, aí a coisa muda de figura.
Vale ressaltar que alguns itens, como a geladeira, raramente ficam fora da tomada, mas outros eletrônicos podem ser desplugados sem gerar qualquer prejuízo. Na dúvida, que tal fazer essa mudança por um mês e comparar os valores da sua próxima fatura de energia elétrica?
Lembre-se também de que, em alguns casos, é até interessante tirar os aparelhos da tomada para que o eletrodoméstico seja reiniciado. No caso das smart TVs e dos computadores, por exemplo, o ato de tirar da tomada pode aumentar a vida útil e o desempenho do equipamento.