É verdade que patos e gansos têm dentes?

Entenda o que são as estruturas serrilhadas presentes no bico dessas aves.

Os patos são aves onívoras, logo, se alimentam tanto de vegetais quanto de animais. Os alimentos mais comuns para essa espécie são nozes, sementes, frutas, grãos, insetos e até mesmo moluscos.

continua depois da publicidade

Com tantas opções, será que os patos e outros tipos de aves, como os gansos, teriam dentes para mastigar tudo isso? Quais seriam as estruturas presentes na parte de dentro do bico deles?

Entender as estruturas que compõem o bico dessas aves é a melhor forma de entender como os patos e os gansos se alimentam. Pensando nisso, confira abaixo a resposta para a dúvida sobre os dentes e descubra um pouco sobre a anatomia desses bichos.

Os patos e gansos têm dentes?

Leia também

A resposta para essa pergunta é não: diferentemente de outros animais, como tigres, leões, tubarões ou até mesmo humanos, os patos e os gansos não têm dentes.

Por outro lado, essas aves possuem outras adaptações que servem para trabalhar os alimentos e digeri-los, de modo que eles sejam quebrados e mastigados.

continua depois da publicidade

Para começar, o bico dos patos tem uma forma espatulada, que é alongada e achatada. Isso já ajuda na trituração da comida, visto que as aves não podem mastigar várias vezes como uma pessoa. Esse formato também permite filtrar a água, lama ou areia.

Já o bico dos gansos, aves bem maiores que os patos, é curto e forte. Essa parte de sua anatomia tem uma característica típica dessa espécie: uma estrutura córnea e dura na ponta, que ajuda o ganso a desenterrar e pegar alimentos como sementes.

Estrutura do bico

Quem já viu um pato ou um ganso por aí certamente já deve ter pensado que as aves têm dentes por conta das lamelas, estruturas bem finas que ficam na lateral do bico dos patos e dos gansos.

As lamelas se assemelham a dentes serrilhados ou a um pente, e costumam ser flexíveis. Elas servem para segurar os alimentos, e as características dessa estrutura podem variar conforme a espécie. Os gansos, por exemplo, têm lamelas salientes.

Além disso, os patos também têm a mesma característica que os gansos na parte superior do bico. A pequena unha é a mesma que permite que o animal cave na lama e localize raízes, sementes e outros alimentos.

Por que os patos e gansos não têm dentes?

As aves são animais vertebrados relacionados aos dinossauros, e são consideradas um subgrupo dos últimos.

Por muito tempo, pesquisadores sugeriram que esses animais não tinham dentes por representarem um peso adicional na hora de voar.

Contudo, ao longo do tempo, essa ideia foi descartada, e foi descoberto que patos, gansos e as demais aves não têm dentes por conta de uma adaptação ecológica, que está relacionada à sua alimentação.

Nesse sentido, de acordo com um estudo publicado na Biology Letters por pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, existe a possibilidade de os fatores ecológicos serem insuficientes para explicar a falta de dentes.

Contudo, a ausência dessas estruturas permitiria um tempo de incubação mais rápido.

Isso, por sua vez, seria uma estratégia de desenvolvimento nos grupos, já que os embriões nascem e crescem mais rápido, tornando-se independentes em pouco tempo. Esse detalhe proporcionaria mais sucesso reprodutivo.

Por outro lado, ainda são necessários mais estudos para afirmar por completo o motivo de as aves não terem dentes, mesmo sendo um grupo de vertebrados.

Leia também

Concursos em sua
cidade