O ar-condicionado do carro é uma invenção que tornou a condução muito mais confortável, especialmente nos dias mais quentes e em meio ao trânsito caótico dos grandes centros. Mas é verdade que este sistema gasta gasolina?
Em primeiro lugar, devemos entender como é o funcionamento básico do ar-condicionado. Em suma, o que ele faz é puxar o ar quente do interior do veículo, resfriá-lo com a ajuda de um fluido refrigerante e devolvê-lo para dentro.
No processo existe um compressor que exige um pouco mais de esforço do motor para funcionar; portanto, é nesse esforço extra que está a resposta sobre o consumo de combustível.
O ar-condicionado do carro gasta gasolina?
De modo geral, o sistema de ar-condicionado gasta gasolina devido à sua conexão com o motor do carro. Contudo, além do uso do compressor, existem outros fatores que devem ser considerados:
- Temperatura externa: o ar-condicionado consome mais gasolina em temperaturas mais altas, pois precisa trabalhar mais para resfriar o interior do veículo. Assim, o gasto será maior em um dia de 38°C em comparação com um dia de 21°C.
- Configuração de temperatura: quando você opta define uma temperatura mais baixa, o sistema tem que trabalhar mais para atingir esse patamar, o que também aumenta o consumo de combustível.
- Manutenção: a falta de manutenção adequada desse sistema pode resultar em maior gasto de gasolina. Por isso, é importante manter o sistema em boas condições.
- Velocidade do ar: o volume de ar que é direcionado para a cabine, também afeta o consumo de combustível.
- Idade do veículo: carros mais antigos geralmente têm sistemas de ar-condicionado menos eficientes, o que pode levar a um maior gasto de gasolina em comparação com veículos mais modernos.
- Potência do motor: ao usar o ar-condicionado é maior em carros com motores menos potentes há um gasto de combustível maior, pois o aumento da carga do compressor afeta a potência disponível para a movimentação do veículo.
Como economizar combustível com o ar-condicionado ligado?
Estar em dia com a manutenção preventiva do equipamento é uma das principais ações para otimizar o consumo de combustível enquanto desfruta do ar fresco em seu veículo. Outras medidas que você pode tomar, incluem:
- Antes de ligar o ar-condicionado, abra as janelas e permita que o ar quente escape do carro. Isso reduzirá a carga de trabalho do equipamento ao resfriar o interior do veículo;
- Não utilize a configuração máxima de resfriamento do sistema, pois isso requer mais energia;
- Use a função de recirculação do ar-condicionado sempre que possível, permitindo que o sistema reutilize o ar já refrigerado;
- Ao estacionar em locais expostos ao sol, considere usar um parasol automotivo ou procurar áreas sombreadas, para reduzir a necessidade de resfriamento intenso;
- Planeje suas viagens com antecedência para evitar congestionamentos e trânsito em horários de pico, o que pode resultar em maior tempo de funcionamento do ar-condicionado.