É verdade que a cólica menstrual dói tanto quanto um ataque do coração?

Quando se trata de explicar para um homem ou pessoa que não menstrua como é a dor da cólica menstrual, muitos comparam com o incômodo de um ataque do coração, mas será que essa comparação é verdadeira ou proporcional?

A cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor pélvica causada pela liberação de prostaglandina, uma substância que faz com que o útero se contraia para  eliminar a camada interna do útero em forma de sangramento durante o período menstrual. Porém, será que é verdade que a cólica menstrual dói tanto quanto um ataque do coração?

continua depois da publicidade

No geral, essa é a comparação utilizada por pessoas que menstruam para explicar como essa dor se manifesta para aqueles que nunca tiveram que lidar com o incômodo da cólica menstrual. No entanto, os especialistas possuem um parecer específico e científico a respeito desse paralelo.

Apesar disso, se as dores da cólica menstrual forem muito frequentes, você precisa procurar ajuda médica especializada. Essa matéria tem propósito informativo e não substitui o acompanhamento profissional necessário para esses casos. Saiba mais informações a seguir e entenda como funciona de verdade.

Leia também

A cólica menstrual dói tanto quanto um ataque cardíaco?

De acordo com a Academia Americana de Médicos da Família, associação norte-americana criada em 1947 para promover e manter a qualidade nos cuidados de saúde prestados à população, é verdade que a cólica menstrual dói tanto quanto um ataque do coração. Os especialistas, como o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, afirmam que a dor é proporcional sim.

continua depois da publicidade

Apesar disso, a cólica menstrual muito intensa pode ser um sintoma de enfermidades mais graves, como a endometriose ou a adenomiose. A dismenorreia pode causar outras reações no organismo, como cansaço, dor de cabeça, náuseas, nervosismo, tremores e diarreia. Por isso, os analgésicos podem não ser suficientes para lidar com essas dores.

Ainda que seja um fenômeno natural decorrente do período menstrual e do movimento interno de eliminação do endométrio, a recomendação dos especialistas é sempre procurar auxílio médico caso a situação esteja fora do normal. No cotidiano, indica-se utilizar de bolsas de água quente e compressas para aliviar o incômodo.

Leia também

Concursos em sua
cidade