Muitas pessoas que estão à procura de empregos sempre apresentam dúvidas quando o assunto é a elaboração do currículo. As opiniões nem sempre são iguais e há quem discorde ou não de assuntos relacionados à confecção do currículo.
Uma dúvida comum é sobre a recomendação de colocar o endereço residencial no currículo. Entretanto, vale lembrar que este tipo de documento pessoal pode conter inúmeras variações quanto às informações e o candidato deve ponderar os prós e contras de inserir informações deste tipo.
Devo colocar o endereço residencial no currículo?
Antes da internet era comum que as pessoas colocassem vários dados no cabeçalho dos currículos. Assim, candidatos inseriam o endereço, números de documentos, estado civil e outras informações pessoais.
Atualmente os currículos estão cada vez mais sucintos e as informações se apresentam de maneira objetiva e fácil, para tornar o currículo mais atraente aos recrutadores das vagas de emprego disponíveis.
Nesse sentido, hoje em dia não é recomendado colocar o endereço residencial no currículo. A atitude seria desencorajada por uma série de motivos, que incluem desde questões de segurança à própria relevância de destacar este tipo de informação.
Motivos para não inserir o endereço residencial no currículo
Os motivos para não inserir o endereço próprio englobam muitas razões. A primeira delas é a segurança do candidato. Além disso, este é o tipo de informação que não faz falta, pois o recrutador assume que o candidato pode trabalhar na empresa, independentemente de onde ele mora.
Além disso, não é recomendado colocar o endereço no cabeçalho do currículo, porque essa informação pode ocupar muito espaço e comprometer layout do currículo. Todavia, colocar o endereço no currículo pode ser uma forma de discriminar o candidato ao não resolver chamá-lo por residir em alguma região da cidade.
Quando colocar o endereço residencial no currículo
É necessário colocar o endereço apenas em algumas situações, como quando o anúncio da vaga deixar claro que o emprego é destinado a pessoas de uma certa região; quando a empresa solicita que os candidatos coloquem o endereço no currículo; em casos de vagas no exterior e para dar ênfase que o candidato mora perto de onde pretende trabalhar.
Todavia, para fazer que o documento esteja de acordo com as expectativas de recrutadores de empregos, a recomendação é inserir o endereço residencial na parte de informações pessoais do currículo.
O candidato deve ficar atento ao inserir este tipo de informação, pois o local de residência se torna um dos contatos oficiais do candidato. Nesse sentido, o endereço deve conter informações corretas, como logradouro, número e complemento, além do bairro, cidade e CEP.
Como o endereço no currículo pode ocupar muito espaço, de modo que comprometa a apresentação do currículo, o candidato pode apenas optar por colocar como informação relevante o bairro e a cidade de domicílio.