O calor excessivo dos últimos tempos torna a necessidade de tomar mais de um banho por dia ainda maior. Afinal, além de garantir a limpeza, uma boa ducha pode refrescar o corpo e evitar que os efeitos das altas temperaturas o afetem tanto. Mas será que a frequência quase intensa de higienização não seria perigosa para a pele? A teoria de que tomar mais de um banho por dia faz mal é um mito ou verdade?
Cada vez mais, discussões a respeito desse tópico trazem opiniões de extremos opostos do público. Contudo, de acordo com a Ciência, a verdade é uma só. Para entender mais, confira abaixo se tomar mais de um banho por dia pode ou não ser prejudicial.
Tomar mais de um banho por dia faz mal?
O hábito de tomar mais de dois banhos diários com sabonete e esponja de banho, por exemplo, pode sim ser prejudicial à saúde. O motivo é o fato da pele possuir um equilíbrio natural e ideal entre as bactérias e a gordura, o que confere uma camada protetora ao corpo.
Com isso, o excesso de água quente ou de sabão pode retirar a barreira natural, visto que a gordura e as bactérias podem ser benéficas por proteger a pele de fungos. Isso então evita alergias, eczemas e micoses. O manto lipídico perde 2/3 de sua camada toda vez que um banho é tomado, já que ela funciona praticamente como uma impermeabilização da pele.
Junto disso, a camada de gordura também impede a evaporação de água, o que mantém a hidratação da pele e do corpo. Nesse sentido, a falta de hidratação pode ser um problema, já que doenças de pele também podem atingir os rins, por conta da falta de água no organismo.
O que fazer?
A partir dessas informações, muitos imaginam que devem reduzir de forma drástica a quantidade de banhos que tomam. Contudo, é preciso entender que um banho diário é o suficiente. Basta escolher a melhor hora do dia para fazê-lo, o que costuma ser à noite. Durante o dia, a pele acumula poluição, fuligem e suor. Assim, ao chegar em casa, é fundamental tomar uma ducha não muito quente, tirando o excesso de sujeira e aplicando bastante hidratante.
Para aqueles que praticam esportes ou vão para a academia durante o dia, o indicado é tomar um banho sem sabonete em excesso e com água fria. Isso retira o suor e não prejudica a camada natural de proteção.