Você sabe qual é a nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras, concurseiro? Não? Essa respeitada instituição constantemente identifica e cataloga termos do nosso idioma que ganham destaque no uso popular.
Sejam neologismos, empréstimos linguísticos ou palavras já existentes que assumem novos significados, essas expressões refletem as transformações da sociedade e da cultura brasileira.
Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar a nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras que todo concurseiro precisa saber.
Acompanhe-nos até o fim da leitura e descubra qual é o novo termo que se tornou popular em terras tupiniquins. Confira.
Nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras
A nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras é “subcelebridade”.
A necessidade de nomear conceitos emergentes ou elementos que permeiam a nossa realidade no dia a dia, por sua vez, impulsiona a adoção ou até mesmo a criação de novas palavras que farão parte da Língua Portuguesa.
E isso não apenas reflete em nossa percepção de mundo, mas também enriquece o nosso vocabulário, possibilitando uma comunicação mais eficaz, relevante e culturalmente rica.
Repertório linguístico mais amplo
Agora que você conhece a nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras, sabia que a compreensão do significado de novos termos também pode ampliar o nosso repertório linguístico, concurseiro?
Além de nos deixar mais imersos no contexto intelectual contemporâneo, as novas palavras que começam a fazer parte da Língua Portuguesa (como “subcelebridade”, por exemplo) são fundamentais para o concurseiro ter uma visão crítica e consciente sobre o mundo, além de uma comunicação mais assertiva no dia a dia.
Significado do termo “subcelebridade”
A palavra “subcelebridade”, que foi reconhecida pela Academia Brasileira de Letras recentemente, designa uma pessoa que alcança uma notoriedade transitória no cenário midiático, muitas vezes restrita a um nicho específico.
Vale ressaltar que esse reconhecimento ou fama passageira não se baseia necessariamente em conquistas profissionais. Na verdade, podem existir diversos motivos que levam uma pessoa a se tornar uma “subcelebridade”.
Contexto de uso
De acordo com a ABL, o termo “subcelebridade” é frequentemente utilizado com uma conotação negativa, como podemos observar em diversos contextos sociais.
Desde eventos do ramo do entretenimento até cenários políticos e artísticos, existem diversas subcelebridades que surgem instantaneamente e podem, dependendo do contexto, deixar de serem famosas. Podemos notá-las em:
- Eventos de grande visibilidade social, como festas e espetáculos, onde é bastante comum nos depararmos com uma “subcelebridade” em busca de reconhecimento e status;
- No cenário político brasileiro, figuras públicas que, após se envolverem em situações polêmicas, costumam ser rotuladas de subcelebridades;
- Na mídia, algumas personalidades conhecidas, mas não necessariamente famosas, costumam enfrentar esse rótulo quando não obtêm o sucesso esperado.
Exemplos de uso deste termo
Mesmo que você saiba qual é a nova palavra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras, conheça exemplos de frases com o termo “subcelebridade”, para uma melhor compreensão:
- Raquel foi a uma festa promovida por uma emissora de TV da sua cidade e lá se deparou com celebridades, subcelebridades e até pessoas anônimas;
- Diversas subcelebridades foram ao velório de Marcos, que era um cantor famoso que faleceu recentemente;
- Por causa de sua carisma com o público e talento para atuar, Camila foi considerada como uma subcelebridade pela mídia, mas ainda não chegou ao patamar de famosa.