Dormir com o cabelo úmido é algo incômodo, mas que pode acontecer por conta de diversos motivos, como falta de tempo para realizar a rotina de limpeza ou até mesmo uma chuva inesperada. Porém, existem 4 mitos e verdades sobre essa prática que vão além do que se pensa normalmente.
Além de tratar sobre a saúde dos fios e do couro cabeludo, esse assunto relaciona-se com os aspectos de estética, pois afeta a aparência do cabelo. Mais ainda, existe uma preocupação em piorar resfriados e gripes, desenvolver enfermidades e enfraquecer a imunidade. Saiba mais informações a seguir:
4 mitos e verdades sobre dormir com o cabelo úmido
1) É verdade que prejudica o couro cabeludo
Sim, ao dormir com o cabelo molhado ou úmido, você está deixando um ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. Comumente, esses organismos precisam de calor e umidade para se reproduzir livremente, o que prejudica a saúde do couro cabeludo.
Ademais, dormir com o cabelo úmido pode favorecer a descamação do couro cabeludo.
2) É mentira que causa queda do cabelo
De acordo com os especialistas, dormir com o cabelo úmido de vez em quando não causa a queda de fios. Contudo, o comportamento constante pode causar a dermatite seborreica no couro cabeludo, cujas consequências e sintomas impedem o crescimento dos fios de maneira saudável, facilitando a queda.
3) É verdade que pode causar caspa
A umidade pode causar caspa e o aumento de qualquer tipo de caspa pré-existente no couro cabeludo, pois a umidade provoca esse tipo de quadro capilar. Além disso, outras enfermidades podem surgir, como a dermatite seborreica, irritações no couro cabeludo e alergias.
Em todos esses casos, é fundamental procurar um médico especialista para orientar um diagnóstico mais preciso e quais são os tratamentos que devem ser realizados.
4) É mentira que pode quebrar os fios
Dormir com o cabelo úmido não causa quebra dos fios, mas quem tem esse hábito e também prende o cabelo com elástico pode quebrar o cabelo com facilidade. Prendê-lo enquanto está molhado ou úmido causa perda na resistência dos fios, afetando o crescimento.
Como cuidar do cabelo a noite?
1) Penteie os fios antes de dormir
Pentear e desembaraçar o cabelo é um hábito produtivo, porque evita nós e previne a quebra nos cabelos lisos. Entretanto, nos fios mais cacheados e crespos podem aumentar o volume e desmanchar os cachos naturais. No caso dos fios lisos, recomenda-se usar uma escova tipo raquete para distribuir o sebo do couro cabeludo ao longo do comprimento de forma eficiente.
As pessoas com cabelos cacheados e crespos que querem escovar os cabelos a noite podem optar por tranças ou twists para evitar os nós pela manhã. No entanto, será necessário realizar uma reativação dos cachos ou uma nova finalização com produtos no dia seguinte.
2) Mude a fronha para evitar o frizz
Aposte em fronhas com tecidos mais suaves, como cetim e seda, porque assim você reduz a fricção que causa o frizz no cabelo durante a manhã. Ao longo da noite, o contato entre o cabelo e o travesseiro fazem com que os fios fiquem espetados, dificultando o controle no dia seguinte.
3) Seque totalmente o cabelo
Como citado anteriormente, existem algumas consequências negativas que podem surgir por dormir com o cabelo úmido ou molhado. Por isso, opte por secar os fios completamente com a ajuda de um secador, optando por temperaturas mais baixas para evitar o frizz ou danos ao couro cabeludo.
De preferência, remova o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha de algodão. Se for aplicar cremes ou outros produtos, utilize em pouca quantidade para não acumular a umidade nos fios ou na raiz. A dica nesse caso é optar pela umectação com óleos naturais.
Assim, você garante que o material penetre nos fios durante a noite e garante nutrição, elasticidade e um crescimento sadio. No dia seguinte, basta remover o excesso com água corrente ou um borrifador de água.