Está na dúvida se a doação de sangue dá direito à folga no trabalho? Está lendo o artigo certo. Esse belo ato de empatia e humanidade pode salvar vidas e deve sempre ser incentivado dentro das organizações. Afinal, os hemocentros precisam estar devidamente abastecidos.
Essa matéria vai elucidar se a doação de sangue dá direito à folga no trabalho para o colaborador que trabalha com carteira assinada. Continue conosco até o fim da leitura e entenda melhor esse assunto.
Doação de sangue dá direito à folga no trabalho?
Segundo o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos os doadores voluntários de sangue que trabalham com carteira assinada têm direito a um dia de folga a cada 12 meses. Ou seja, se você doou sangue hoje, por exemplo, não precisa ir trabalhar, já que a sua folga está garantida, sem desconto na sua remuneração mensal.
Mas nada impede que o profissional (e até os outros colegas de equipe) faça um acordo com os seus superiores para que o grupo realize outras doações durante o ano inteiro, para que novas folgas ou benefícios sejam concedidos aos mesmos, por causa desse ato de empatia. Saber se a doação de sangue dá direito à folga no trabalho é algo relevante.
É preciso apresentar comprovante de doação
Mesmo que a sua folga na qual tem direito não seja descontada no seu salário, você precisa apresentar ao setor de Recursos Humanos (RH) da empresa na qual trabalha, o comprovante de doação. Nesse documento devem constar o dia e o horário que foi realizada a doação, bem como o nome do hemocentro.
Preciso avisar sobre a doação de sangue com antecedência?
O trabalhador não é obrigado a avisar com antecedência ao superior que vai doar sangue. Mas é recomendado que ele comunique a sua falta no dia escolhido para evitar eventuais perdas de produtividade em toda a dinâmica das tarefas.
Agora que você sabe que doação de sangue dá direito à folga no trabalho, esse dia de descanso não pode ser descontado no seu contracheque e muito menos ser abonado nas horas faltantes ou atrasos na empresa.