Do que é formado um buraco negro? Veja a origem, tipos e curiosidades

Esses objetos astronômicos são extremamente interessantes e misteriosos; confira do que é formado um buraco negro e quais são suas principais características.

Os buracos negros são um dos grandes mistérios do Universo. A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, define um buraco negro como uma região no espaço onde a força da gravidade é tão forte que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar. A gravidade é tão poderosa porque a matéria foi espremida em um espaço minúsculo.

continua depois da publicidade

Esses objetos astronômicos são rodeados por um gás brilhante em forma de anel que permite sua identificação e estudo, mesmo que não possamos ver o próprio buraco negro devido à sua escuridão.

Além disso, o que existe dentro de um buraco negro ainda é desconhecido, e alguns cientistas acreditam que as leis da física como as conhecemos podem não se aplicar lá, com a densidade da matéria se tornando infinita e o tempo se comportando de forma diferente.

Leia também

Do que é formado um buraco negro?

Eles são formados a partir do colapso gravitacional de uma estrela massiva, resultando em uma região do espaço com uma gravidade tão intensa que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua atração, tornando-se assim “negro”.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, quando uma estrela com uma massa muitas vezes maior do que a do Sol esgota seu combustível nuclear, a pressão interna que a mantinha em equilíbrio é vencida pela sua própria gravidade.

Como resultado, a estrela entra em colapso e se torna uma região do espaço com uma enorme densidade chamada singularidade, a qual é o centro do buraco negro. Ao redor da singularidade, há uma região chamada horizonte de eventos, sendo o ponto de não retorno onde nada pode escapar da atração gravitacional do buraco negro.

Tipos de buracos negros

Os principais tipos de buracos negros incluem:

Estelares

Os buracos negros estelares são os menores e mais comuns tipos de buracos negros. Eles são formados quando uma estrela massiva morre em uma explosão chamada de supernova. Geralmente, têm uma massa que varia entre 10 e 100 vezes a massa do Sol.

continua depois da publicidade

Intermediários

Os buracos negros intermediários, com massas entre 100 e 100 mil vezes a massa do Sol, são menos comuns e sua existência ainda é objeto de debate científico. Alguns cientistas questionam se esses buracos negros realmente existem, mas no ano passado, um grupo de pesquisadores apresentou um trabalho sobre a descoberta de um buraco negro intermediário.

Supermassivos

Os maiores buracos negros são chamados de “supermassivos”. Esses buracos negros têm massas que excedem um milhão de sóis juntos. Os cientistas encontraram evidências de que toda grande galáxia contém um buraco negro supermassivo em seu centro.

10 curiosidades sobre os buracos negros

  1. A primeira imagem real de um buraco negro foi obtida em 2019 pelo telescópio Event Horizon Telescope (EHT), revelando a silhueta de um buraco negro supermassivo localizado na galáxia Messier 87.
  2. Os buracos negros são regiões do espaço onde a gravidade é tão intensa que nada pode escapar de sua atração, nem mesmo a luz. Essa é a razão pela qual eles são chamados assim.
  3. Esses objetos astronômicos são formados a partir do colapso gravitacional de estrelas massivas, que ocorre quando a estrela esgota seu combustível nuclear e implode sob sua própria gravidade.
  4. O buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea chama-se Sagitário A. Tem uma massa equivalente a cerca de 4 milhões de Sóis e caberia dentro de uma bola muito grande que conteria alguns milhões de Terras.
  5. Buracos negros podem ter diferentes tamanhos, variando desde os buracos negros estelares, com algumas vezes a massa do Sol, até os buracos negros supermassivos, com massas extremamente grandes.
  6. A região ao redor de um buraco negro, chamada de horizonte de eventos, é o ponto de não retorno, onde nada pode escapar de sua atração gravitacional, nem mesmo a luz.
  7. Buracos negros podem deformar o espaço-tempo ao seu redor, causando fenômenos como a curva da luz e a dilatação do tempo.
  8. Alguns buracos negros podem emitir intensas emissões de radiação, como raios-X e raios gama, quando material é atraído para sua proximidade e aquecido em altas temperaturas.
  9. Acredita-se que buracos negros possam ser uma fonte importante de elementos químicos pesados, como ouro e platina, por meio de processos chamados de nucleossíntese.
  10. Ainda há muito a ser descoberto e compreendido sobre os buracos negros, e eles continuam sendo objetos fascinantes de estudo para os astrônomos e cientistas em todo o mundo.
Leia também

Concursos em sua
cidade