Dispensa ou despensa: qual é a forma correta de escrever?

Descubra de uma vez por todas qual é a forma correta de escrever e o que cada expressão significa na Língua Portuguesa.

A semelhança entre termos e expressões causa muitos enganos para os falantes da Língua Portuguesa. Este é o caso da palavra dispensa ou despensa, que muitos desconhecem qual é a forma correta de escrever.

continua depois da publicidade

Para entender essa questão, se faz necessário olhar para as regras formais do idioma e como se dá a formação dessas estruturas. Além disso, os exemplos de frases são ótimas ferramentas para fixar o conhecimento. Entenda a seguir.

Qual é a forma certa de escrever: dispensa ou despensa?

Leia também

Em primeiro lugar, as duas maneiras estão corretas, mas cada uma delas significa algo distinto. Portanto, é preciso olhar para essas palavras individualmente.

1. Despensa

Este substantivo feminino designa a parte da residência, escritório ou local onde são armazenados mantimentos. Isso inclui alimentos, medicações, instrumentos de utilização doméstica e muito mais.

continua depois da publicidade

Portanto, é o armário ou depósito onde se guarda itens diversos. Veja alguns exemplos de frases para entender os contextos que essa palavra tem:

  • Guardei a compra do mês na despensa sozinha, estou exausta;
  • Pegue os panos na despensa para limparmos essa bagunça na varanda;
  • Ele se escondeu na despensa porque sabe que fez algo errado;
  • Não tem nada na despensa e eu estou morrendo de fome;
  • Tentei encontrar o remédio de dor de cabeça na despensa e não encontrei.

O sinônimo mais comum desse substantivo é a copa, que também assume outros sentidos. Neste caso em específico, refere-se à parte anexa à cozinha onde se pode fazer refeições ou então guardar itens importantes.

2. Dispensa

Essa palavra é o substantivo feminino que descreve o ato de dispensar. Por sua vez, dispensar é um verbo transitivo direto e ambas estruturas partem da mesma etimologia do latim, da forma regressiva dispensare.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a dispensa está associada à ação de não obrigatoriedade em relação a algo, a uma escusa. Também é usado como designação da isenção de um serviço, encargo ou responsabilidade.

Por via de regra, toda dispensa estabelece uma permissão para não cumprir uma obrigação ou responsabilidade. No ponto de vista jurídico, refere-se a uma cessação de um dever estabelecido após a decisão de uma autoridade.

Contudo, a utilização da palavra dispensa vai além no aspecto jurídico, visto que também contempla o fim de uma obrigatoriedade com base na lei. Ou então, a anulação de um contrato ou acordo entre duas partes.

Por fim, no contexto jurídico, também refere-se a um documento ou ação judicial onde se solicita a escusa de algo específico. Veja alguns exemplos para entender esses contextos:

continua depois da publicidade
  • O funcionário recebeu dispensa no fim do mês porque seu contrato foi encerrado;
  • Os eleitores foram dispensados das obrigatoriedades de voto por conta da tragédia na região;
  • Todo trabalhador em situação de vulnerabilidade social foi dispensado de pagar aquele imposto;
  • Fiquei feliz que meu filho foi dispensado do serviço militar obrigatório;
  • O juiz solicitou a dispensa do acordo judicial entre os funcionários e a empresa.

No mais, a palavra dispensa tem como sinônimo as expressões demissão, licença, escusa, desobrigação ou despedimento. Em contrapartida, os antônimos são a palavra admissão e contratação.

Leia também

Concursos em sua
cidade