O dicionário Collins é uma das principais fontes de referência quando o assunto é língua inglesa, contando com informações de mais de 1 milhão de palavras, como as respectivas definições, pronúncias, origens e até exemplos de uso para facilitar a aprendizagem.
O material é publicado pela HarperCollins em Glasgow, a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa ao considerar o contingente do Reino Unido. Existem as opções impressa e online para que os falantes da língua, estudantes e entusiastas possam consultar os verbetes.
Em 1979, inclusive, foi publicada uma edição que fez história. Patrick Hanks foi o editor na época. Com a direção editorial de Lawrence Urdang, o dicionário daquele ano foi o primeiro britânico a usar plenamente as bases de dados de um computador para ser preparado.
Anualmente, a equipe responsável pelo dicionário divulga a “palavra do ano”, que ficou na povos falantes da língua inglesa por uma série de razões, como influência e volume de pronúncias. O termo de 2024 foi divulgado nesta sexta-feira, 1º/11. Para Collins, o merecedor foi “brat”.
Mas o que isso realmente significa? Em linhas gerais, “brat” tem o sentido literal de “mimado” e “pirralho”. Por outro lado, o termo em si não foi eleito como o mais popular e influente do ano por esse motivo. A sua influência veio a partir de um lançamento musical no cenário pop.
Por que “brat” foi eleita a palavra do ano?
Como explicamos anteriormente, “brat” equivale aos adjetivos de “mimado” e “pirralho” em tradução livre. A palavra geralmente comporta uma conotação negativa, sendo usada para ofender a índole de outra pessoa. E, pelo incrível que pareça, ela foi eleita a “palavra de 2024”.
O dicionário, por outro lado, explicou a decisão. “Brat”, além do sentido literal que já conhecemos, também foi usada para nomear o álbum da cantora pop Charli XCX, conhecida pelos hits Fancy e Vroom Vroom. O álbum se tornou uma verdadeira febre no Reino Unido.
A estética esverdeada e simples da capa do álbum se tornou viral nas redes sociais. Vários edits no TikTok, por exemplo, traziam a estética a partir de memes ou estilos de roupas. As músicas, por si só, também fizeram um sucesso tremendo no Reino Unido e internacionalmente.
A canção “Guess”, feita em parceria com cantora Billie Eilish, ranqueou no top 10 do Spotify durante muito tempo, servindo como plano de fundo para diversos vídeos nas redes sociais. E um dos motivos para que brat fosse eleita a palavra do ano pela Collins foi justamente a influência.
O termo foi um dos mais comentados, conforme relatou a equipe que produz o dicionário. Além do mais, o álbum trouxe um novo sentido para brat. Mais do que simplesmente “mimado”, o termo ganhou uma roupagem nova, significando uma pessoa de atitude confiante.
Aquela pessoa que é segura de seu comportamento e quer viver a vida ao máximo, sendo regada por uma estética característica e músicas dotadas de batidas fortes e potentes. “Brat é mais do que um álbum, se tornou fenômeno cultural que ressoou globalmente”, diz a Collins.
E não para por aí: os amantes do estilo brat de ser adotaram a expressão “brat summer” para se referir à estética e estilo de vida que deriva dos preceitos do álbum. Recentemente, a cantora divulgou uma versão de remixes das músicas já conhecidas do álbum.