O arroz é um dos principais cereais na cultura alimentar do planeta, pois estima-se que alimenta mais da metade da população de seres humanos vivos. Considerada a terceira maior cultura de cereais, assim como o milho e o trigo, está presenta na dieta cotidiana de muitas pessoas. Porém, devo lavar ou não o arroz antes de cozinhar?
Considerado um tema de amplo debate doméstico, muitas pessoas defendem a lavagem como uma forma de higienizar os cereais antes de comer, enquanto outros garantem que não é necessário. Apesar disso, os especialistas orientam qual é o melhor cuidado com o arroz. Saiba mais informações a seguir:
Devo lavar ou não o arroz antes de cozinhar?
Segundo os nutricionistas e especialistas de gastronomia, é importante considerar alguns aspectos específicos antes de tomar essa decisão, como a informação nutricional do arroz, o tipo de grão e qual é a forma com que ele foi embalado. No geral, o arroz é rico em nutrientes essenciais, como sais minerais, vitaminas do complexo B e carboidratos que auxiliam na energização do organismo.
Sendo assim, não recomenda-se lavar o arroz antes do cozimento porque pode causar a perda de vários nutrientes, em especial quando colocado em contato com a água ou outros produtos de limpeza. Em sua composição, o arroz possui ferro, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, carboidratos, proteínas, magnésio, entre outros.
O que acontece é que boa parte dessas substâncias se perde com a água e acaba indo para o ralo no formato daquele líquido branco. Ademais, o arroz é um alimento não perecível, o que significa que não atrai bactérias. Em relação à limpeza, estima-se que a fervura da água durante o cozimento do arroz é mais do que suficiente para eliminar qualquer micro-organismo presente no grão.
Comumente, as pessoas acreditam que a água branca que é formada depois da limpeza do arroz representa um excesso de amido ou de substâncias que estão sendo eliminadas. No entanto, a realidade é que esse resíduo representa o cereal, que passa por um processo de polimento até que os grãos fiquem brancos e brilhantes.
Mais ainda, essa recomendação acerca da limpeza inclui outros tipos de arroz, desde o integral até o parboilizado. O ideal, portanto, é que não se lave nenhum arroz e sempre observe quais são as recomendações na embalagem. No caso do arroz integral, por exemplo, a lavagem poderá remover a casca protetora dos grãos.
Dicas de casa: como cozinhar arroz?
A princípio, é necessário acertar na proporção do arroz. Para se ter uma ideia, o arroz branco deve ser calculado sempre com uma medida dos grãos para cada duas medidas de água ou caldo. Se você estiver calculando porções maiores, considere essa proporção para realizar a receita.
Quanto ao tempero, não existe regra, ainda que o mais tradicional seja o alho e a cebola. Porém, é importante você conhecer os seus temperos, pois a cebola, por exemplo, tem uma enzima em sua composição que acelera a decomposição e pode afetar os grãos. Então, se a intenção é que o arroz fique bom para toda a semana, opte por outro ingrediente.
Diferente do que se pensa, não existe uma panela ideal ou mágica que garanta o arroz soltinho em todas as situações. Se possível, opte por uma panela na qual o arroz fique bem espalhado no fundo. Assim, você garante que o cozimento seja mais rápido e uniforme, pois os grãos não ficarão empilhados um acima do outro.
Em todos os casos, não se esqueça de refogar o arroz nos outros ingrediente para incorporar o sabor com qualidade. Por via das dúvidas, faça essa mistura até que o arroz comece a pipocar dentro da panela, porque isso indica que o amido está sendo liberado e garante que os grãos não ficarão empapados no final.