Dia Mundial do Café: Entenda a história e o significado da data

Se você também não dispensa um bom cafezinho de manhã ou depois do almoço, vai gostar de conhecer melhor o Dia Mundial do Café.

Que atire a primeira xícara quem não gosta (ou não conhece quem goste) de um café pela manhã ou logo depois do almoço. A bebida, tradicional no Brasil e em diversos outros países do mundo, é famosa por ser estimulante, mas também pelo seu típico sabor. Hoje, 14 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Café, sabia? Continue a leitura para entender o significado da data.

continua depois da publicidade

O café é uma bebida popular também devido às inúmeras possibilidades de degustação. Pode ser tomado adoçado ou não, puro ou com leite, espresso ou coado, filtrado ou em cápsula. É realmente difícil encontrar uma pessoa que não aprecie pelo menos uma das apresentações do produto, que serve como ingrediente até para o preparo de sobremesas, como pudins e brigadeiros.

Café no Brasil

Leia também

A popularidade do café no Brasil não é à toa. Somos o país que mais produz e importa café em todo o mundo, há 150 anos, e, quando o assunto é o consumo da bebida, ficamos em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em nosso país, a estimativa é a de que aproximadamente 300 mil produtores sejam responsáveis pelo cultivo do café, em cerca de 1.900 municípios espalhados por todo o Brasil.

continua depois da publicidade

Por aqui, o café é um assunto sério e, justamente por isso, há, também, o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. Para que não faltem comemorações, existe, ainda, mais uma data, 01 de outubro, que é o Dia Internacional do Café.

Dia Mundial do Café

Como mencionamos anteriormente, existem pelo menos três datas que foram escolhidas para celebrar o consumo da segunda bebida mais popular do planeta (perde apenas para a água!).

Em relação ao dia 14 de abril, que é o Dia Mundial do Café, o que se sabe é que a data foi escolhida por membros da International Coffee Organization (ICO), que estabeleceu a ocasião para celebrar a popularidade da bebida. Para honrar o dia especial, separamos algumas curiosidades interessantes a respeito do assunto. Continue a leitura!

continua depois da publicidade

Curiosidades sobre o café

Passar café é fácil, mas nem todo mundo conhece o que há por trás dessa bebida tão singular e saborosa. Conheça algumas curiosidades interessantes relacionadas ao cafezinho nosso de cada dia:

  • No Brasil, os primeiros cafezais foram plantados na região litorânea do Rio de Janeiro;
  • O Dia Nacional do Café foi instaurado em 24 de maio devido ao fim do outono, época em que se colhem novas safras de café no Brasil;
  • Em 2022, nosso país produziu 3,5 milhões de sacas de café, sendo que cada saca pesa o equivalente a 60 kg;
  • Em Santos, existe o Museu do Café, que recebeu aproximadamente 350 mil visitantes apenas em 2022;
  • Em todo o mundo, são consumidas 2,5 bilhões de xícaras de café por dia;
  • Em algumas cidades do Japão e da Coreia, há diversos estabelecimentos que vendem café e têm gatos andando pelo ambiente, para que os consumidores possam acariciar os bichanos enquanto apreciam a bebida;
  • O café instantâneo foi inventado em 1910;
  • Uma xícara de café é o suficiente para melhorar a circulação sanguínea;
  • O consumo de cafeína ao fim do dia prejudica a liberação de melatonina pelo cérebro e atrasa nosso relógio biológico em aproximadamente 40 minutos;
  • É possível ter overdose de café;
  • Seu corpo precisa de cinco horas para eliminar 50% da cafeína consumida ao longo do dia, mas a excreção completa acontece em até 24 horas;
  • São necessários 140 litros de água para cultivar grãos de café o suficiente para fazer uma xícara da bebida;
  • O consumo excessivo de café pode aumentar em até 22% os riscos de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares;
  • O cultivo de café é responsável pela sobrevivência de 25 milhões de pequenos produtores em todo o mundo.
Leia também

Concursos em sua
cidade