O Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado oficialmente no dia 5 de maio por todas as nações lusófonas, ou seja, aquelas que utilizam o português como língua materna. Atualmente, fazem parte dessa comunidade o Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e o Timor-Leste. Neste sentido, existem 5 curiosidades sobre a língua que nem todos conhecem.
Acima de tudo, são maneiras de conhecer mais acerca do idioma e da cultura construída ao redor da Língua Portuguesa. Ainda que partam da linguagem utilizada em Portugal, cada nação lusófona possui o próprio vocabulário, com a presença de diferentes dialetos, gírias, ditos populares e até mesmo palavrões. Saiba mais informações a seguir:
Como surgiu o Dia Mundial da Língua Portuguesa?
O Dia da Língua Portuguesa foi estabelecido no dia 5 de maio em 2009 por meio da decisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização intergovernamental que possui parceria oficial com a UNESCO desde 2000. Basicamente, esse é o órgão internacional que reúne os povos que possuem a Língua Portuguesa como um dos fundamentos da sua identificação.
Acima de tudo, a proposta dessa data é celebrar a Língua Portuguesa e as culturas lusófonas ao redor do mundo. No ano de 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da Unesco transformou o Dia da Língua Portuguesa em Dia Mundial da Língua Portuguesa. Atualmente, mais de 265 milhões de falantes estão espalhados em diferentes continentes, sendo considerado o idioma principal do hemisfério sul.
Por definição, os dias consagrados para celebrar os idiomas são instrumentos para celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, principalmente por serem maneiras de sensibilizar a comunidade internacional acesa dos aspectos históricos e culturais de cada linguagem. Atualmente, o multilinguismo é um dos valores centrais das Nações Unidas.
Ademais, consiste em uma área de importância estratégica para entidades como a UNESCO, porque garante a comunicação harmoniosa entra as nações, promovendo a diversidade, compreensão internacional, diálogo e tolerância. Assim como existe o Dia Mundial da Língua Portuguesa, outras celebrações acontecem ao longo do ano para idiomas diversos, como o inglês e o francês.
5 curiosidades sobre a Língua Portuguesa
1) A origem é uma mistura de idiomas
A princípio, estima-se que há mais de 2 mil anos havia uma região chamada Europa Ocidental, onde hoje está a Península Ibérica. Nessa região, o Império Romano acabou conquistando diversos territórios por meio de estratégias de dominação dos povos, e impôs os seus costumes sobre essas comunidades. Nesse processo, o latim começou a ser utilizado como língua oficial.
No contato com o latim vulgar, as línguas e dialetos que existiam anteriormente foram se transformando e criando novos idiomas. Nesse processo, surgiu o catalão, o castelhano e o galego-português, responsável por dar as origens da Língua Portuguesa.
2) A primeira gramática
O primeiro registro de um livro de regras gramaticais sobre a Língua Portuguesa é de 1536, escrito por Fernão de Oliveira com o principal objetivo de difundir o idioma em outras nações. Nesse mesmo período, Portugal começava a firmar a sua presença enquanto império, e a estruturação de uma linguagem própria reforçava essa hegemonia na região.
3) Influência do idioma arábico
Nas origens da Língua Portuguesa houveram influências do idioma arábico, o que se percebe até os dias atuais por meio de algumas palavras. Por exemplo, a maioria dos vocábulos em árabe começam por “al”, como acontece em termos como álcool, alface, alecrim, almôndega e outros. Atualmente, algumas influências foram incorporadas ao idioma.
4) A maior palavra da Língua Portuguesa
Com 46 letras, o que corresponde ao alfabeto completo da Língua Portuguesa, a maior palavra do idioma é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Basicamente, esse termo descreve o indivíduo que adquiriu uma doença pulmonar por conta da inspiração de cinzas vulcânicas.
5) Biscoito ou bolacha?
A grande dúvida entre os brasileiros possui respostas variáveis de acordo com a região que você está. No Rio de Janeiro, por exemplo, é biscoito, enquanto para os paulistas é bolacha. Porém, a palavra biscoito foi a primeira a entrar formalmente no vocabulário da Língua Portuguesa, e por isso tem a vantagem.