Dia Livre de Impostos: Veja o que é e como funciona essa ação

O propósito do Dia Livre de Impostos é expressar a insatisfação em relação à tributação excessiva e à falta de retorno adequado dos impostos para os consumidores.

Nesta quinta-feira (25/05), ocorre o Dia Livre de Impostos em todo o país. Esta ação surge como uma forma de protesto contra a tributação abusiva, a falta de retorno adequado dos impostos e a excessiva burocracia que restringe o poder de consumo da população.

continua depois da publicidade

De acordo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), 26 estados e o Distrito Federal participarão do evento, oferecendo produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos para os clientes. A instituição afirma que, em alguns casos, os descontos podem chegar a até 70% do valor final do produto.

O que é o Dia Livre de Impostos?

Leia também

O Dia Livre de Impostos (DLI) é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre as altas taxas tributárias que incidem sobre os produtos e serviços no Brasil. Neste dia, as lojas participantes oferecem aos consumidores a oportunidade de adquirir itens sem os valores dos impostos incluídos, o que representa uma espécie de desconto direto.

O DLI é um projeto promovido pela CDL Jovem, uma organização integrante do sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A própria instituição explica que o objetivo do projeto é expressar a insatisfação dos brasileiros em relação à tributação abusiva, a qual limita o poder de consumo da população e funciona como um entrave ao crescimento econômico do país.

continua depois da publicidade

Como funciona essa ação?

Em suma, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) cadastrou várias lojas para participarem do Dia Livre de Impostos. Durante o evento, esses estabelecimentos selecionam determinados produtos e serviços nos quais não repassam a carga tributária embutida no preço para o consumidor final.

Na prática, isso significa que os próprios empreendedores arcam com esse valor e os clientes recebem um desconto no item. Dessa forma, é possível conscientizar as pessoas sobre o impacto real dos impostos em nossas vidas e aumentar o poder de consumo, pelo menos por um dia.

Quais cuidados devem ser tomados no Dia Livre de Impostos?

Para aproveitar os descontos que realmente valham a pena no Dia Livre de Impostos, é importante seguir algumas medidas de planejamento financeiro. O primeiro passo é criar uma lista de compras e realizar uma pesquisa de preços.

continua depois da publicidade

Para compras online, existem sites comparadores que monitoram o histórico de valores dos produtos, facilitando a pesquisa. Além disso, antes de finalizar a compra, é aconselhável verificar o valor do frete e os prazos de entrega para avaliar se realmente compensa. Evite compras por impulso e revise as próximas faturas do cartão de crédito para avaliar o impacto das novas parcelas no orçamento.

Alguns especialistas sugerem pagar as compras feitas online com cartão de crédito, pois é o método mais seguro. Caso ocorra algum problema, é possível solicitar o estorno da transação ao banco.

Por outro lado, se a compra for feita por boleto bancário, por exemplo, não há garantia de reembolso caso a loja não cumpra com o combinado.

continua depois da publicidade

Quais lojas participam do Dia Livre de Impostos?

A fim de usufruir plenamente do Dia Livre de Impostos, os consumidores devem acessar o site do projeto e clicar na seção “Lojas Participantes”. Nessa página, será possível obter informações sobre os estabelecimentos que estão participando do evento, tanto aqueles com presença física como os que operam online.

É importante ressaltar que as lojas cadastradas podem variar a cada ano, e os participantes geralmente utilizam imagens e banners do DLI para anunciar sua adesão e as ofertas disponíveis.

Quanto às empresas interessadas em participar, é necessário realizar um cadastro prévio no site mencionado anteriormente. A instituição responsável pelo evento fornece um vídeo explicativo que detalha o processo de inscrição e disponibiliza materiais de comunicação com as recomendações para participação no evento e produção gráfica.

continua depois da publicidade

A CDL enfatiza que os descontos oferecidos nos produtos devem ser equivalentes às taxas de tributação de cada setor, e essas informações estão disponíveis na tabela de tributos presente no site.

Também recomenda-se que os comerciantes conversem com suas equipes e realizem treinamentos para que os colaboradores possam explicar ao público o que é o Dia Livre de Impostos e o significado do desconto aplicado.

Leia também

Concursos em sua
cidade