Descubra qual o significado do anel em cada dedo da mão

Muito mais do que um simples item de moda, os anéis são acessórios culturais que possuem diferentes significados dependendo em qual dedo da mão são utilizados.

Os anéis são acessórios que possuem valor cultural em todas as comunidades do mundo, pois podem simbolizar uma série de coisas. Esse item pode representar compromisso entre duas pessoas, poder, riqueza e serve até para celebrar conquistas, como a formatura ou um título profissional. No entanto, existe um significado para o anel em cada dedo da mão.

continua depois da publicidade

Em algumas interpretações, a mão direita está relacionada à força masculina, enquanto a esquerda representa a força feminina. Além disso, a mão não dominante é indica a identidade permanente, mostrando o que a pessoa é. Por outro lado, a mão dominante é a expressão temporária, associada aos sentimentos. Descubra mais a seguir:

Qual é o significado do anel em cada dedo da mão?

Leia também

1) Dedo mindinho

De acordo com a filosofia indiana, o dedo mindinho está associado com o elemento água. Por outro lado, a tradição ocidental relaciona esse membro com Mercúrio, o deus romano do lucro, da comunicação, da oratória, da venda e da eloquência. Em todos os casos, o anel no dedo mindinho representa intelecto, astúcia e agilidade.

Comumente, empresários de sucesso, herdeiros, políticos, diplomatas e outras figuras de autoridade utilizam anéis no dedo mindinho. Como se trata de um membro de extremidade, o anel fica mais exposto e não passa despercebido, o que garante uma ostentação e exibição desse acessório.

continua depois da publicidade

Os portadores podem optar por desenhos mais simples, mas os designs mais complexos também são excelentes opções. De qualquer forma, são acessórios que quase não geram desconforto, podendo ser incorporados com facilidade ao cotidiano.

2) Dedo anelar

O dedo anelar, na filosofia indiana, está associado ao elemento terra, enquanto na cultura ocidental está associada com Apolo, o deus do Sol, da verdade, das profecias, da medicina, da cura e da poesia. No geral, é comum por ser a posição do anel de compromisso, tanto de namoro quanto de casamento.

Por conta disso, tem uma associação com todos os tipos de devoção, incluindo a religiosa ou familiar. Alguns fiéis utilizam os chamados anéis de santidade nessa posição, com a imagem do santo padroeiro de suas vidas ou os representantes da Igreja que frequentam.

continua depois da publicidade

Na leitura popular, o anel no dedo anelar é uma forma de comunicar que você não está disponível para relacionamentos. Porém, não é comum usar anéis muito ornamentados ou complexos, pois os anéis de relacionamento são mais delicados porque representam o afeto e os laços amorosos.

3) Dedo médio

O dedo médio não é uma posição comum para utilização de anéis, mas isso permite com que as pessoas se expressem com liberdade, pois não há nenhuma interpretação cultural ou associação comum. Portanto, não existem limites para as possibilidades em relação a ornamentos, número de anéis e complexidade.

Apesar disso, a filosofia indiana interpreta o dedo médio como o símbolo do elemento éter, do espaço. Na cultura ocidental, é o deus Saturno, responsável pela fertilização do solo, sendo um patrono dos camponeses e agricultores pelo cuidado com os adubos e substâncias de crescimento.

continua depois da publicidade

4) Dedo indicador

O dedo indicador costuma carregar os anéis com os brasões de família. Nas monarquias europeias, esse tipo de posição era reservada para os nobres, pois os plebeus eram proibidos de usar anéis no indicador. Sendo assim, se consolidou como um símbolo de influência e poder.

Como consequência, o anel no indicador demonstra liderança, autoridade, ambição, confiança e autoestima. Como está localizado na parte mais ativa da mão, a abertura permite que todo o anel fique visível. Ou seja, pode-se investir em designs mais complexos e robustos.

5) Polegar

Na filosofia indiana, o polegar está associado com o elemento fogo. Já na cultura ocidental associa com o deus Marte, o deus romano da guerra, das batalhas e do armamento. Quem usa anel no polegar está indicando que possui força de vontade, força de caráter, autoafirmação e liberdade.

continua depois da publicidade

Os h0mens costumam usar anéis no polegar para sinalizar riqueza e influência. Nessa comparação, quanto maior o anel e maior o brilho, maior seria o homem em parâmetros de grandeza de espírito e superioridade.

Leia também

Concursos em sua
cidade