Responda com toda sinceridade: você conhece a diferença entre preço e valor, concurseiro? Compreender ambos os conceitos é essencial para as empresas obterem uma maior lucratividade no mercado. Apesar de muita gente achar que ambas as palavras possam representar a mesma coisa, elas têm significados diferentes.
Se você sempre teve essa dúvida, gostaríamos de lhe convidar para continuar a leitura dessa matéria que vai te mostrar a diferença entre preço e valor. Quem está pensando em abrir um negócio próprio, precisa estar por dentro sobre o real significado de cada conceito. Bora lá conferir?
Qual é a diferença entre preço e valor?
Preço
Podemos dizer que o preço nada mais é do que um simples parâmetro monetário. Ou seja, é uma determinada quantia em dinheiro que você paga por um produto ou serviço em uma loja, por exemplo. Em suma, é possível mensurar o preço de algo com cifras.
Suponha que o concurseiro queira comprar um carro. O que ele faz? Vai até a concessionária e escolhe o modelo que mais lhe agrada ou que “cabe” no seu bolso. Depois, paga o preço (em dinheiro) cobrado pelo bem.
Valor
Conhecer a diferença entre preço e valor é fundamental. Pode-se dizer que o valor é aquilo que é atribuído ao produto ou serviço recém-adquirido pelo concurseiro e o que ele proporciona no dia a dia. É algo imensurável e não pode ser estimado em valores monetários como o preço, entende?
Na verdade, a percepção de valor é bastante subjetiva e diferente para cada pessoa. Trata-se de uma informação qualitativa, ou seja, é quanto o concurseiro está disposto a pagar por algo. Agora que você entendeu a diferença entre preço e valor, não se confunda mais, fechado?
Considerações finais
Por mais que muita gente ainda desconheça a diferença entre preço e valor, podemos entender o seguinte a respeito de ambos os conceitos:
- A definição de preço pode ser entendida apenas por cifras monetárias. Ou seja, é quanto custa um produto ou serviço.
- Já o que define o valor são vários fatores relevantes para o concurseiro que o levam a respeitar, apreciar e confiar em uma determinada empresa.
- O valor de algo pode fazer os compradores ficarem arredios ou receptivos ao seu preço.