O concurso público não está limitado à prova teórica e objetiva ou à fase de avaliação física, pois existem diversos procedimentos que precisam ser realizados antes do candidato, de fato, ocupar o cargo que está concorrendo. Nesse contexto, é importante que os estudantes saibam quais são as etapas mais comuns em um concurso público.
Assim, poderão se preparar com antecedência e se organizar para cada processo, a fim de evitar atrasos ou erros que coloquem a classificação em risco. É importante ler o edital publicado pela banca organizadora, pois esse documento organiza todas as informações relacionadas ao cronograma, fases, datas e requisitos. Saiba mais informações a seguir e entenda como funciona.
Quais são as etapas mais comuns em um concurso público?
- Autorização do concurso público: nessa fase, é solicitada uma autorização para a realização do concurso ao Ministério do Planejamento para seleções em diferentes níveis, desde a Federal até a Municipal.
- Escolha da banca organizadora: com a liberação do concurso, é escolhida a banca que realizará a organização e aplicação das demais etapas.
- Divulgação do edital: a banca organizadora divulga o edital, incluindo prazos, taxa de inscrição, cronograma das provas, documentos necessários, cargos, número de vagas, salário previsto e conteúdo programático.
- Período de inscrições: prazo para que os candidatos leiam o edital, realizem a inscrição e paguem a taxa para participar do concurso público.
- Aplicação das provas: período mais extenso que compreende a prova objetiva, testes práticos e avaliação de títulos, nos casos em que essas três etapas são aplicadas.
- Divulgação dos resultados: período que contempla a avaliação dos candidatos e divulgação dos resultados do concurso, incluindo o prazo para que os candidatos discordem do resultado.
- Homologação: publicação da lista definitiva de admissão no Diário Oficial.
- Convocação: os candidatos que forem aprovados são convocados a apresentarem os documentos ao órgão responsável pelo cargo do concurso público.
- Posse: cerimônia realizada para que os candidatos aprovados assumam as posições que foram designados por meio do concurso e sejam efetivados como servidores públicos.