As profissões mais infelizes do mundo são aquelas exercidas de maneira solitária. Na verdade, atuar em um determinado cargo nem sempre é sinônimo de satisfação plena. Algumas carreiras no mercado de trabalho podem trazer mais tristeza do que alegria. E nem sempre o valor do salário é que está em jogo. A questão é que pode ser uma missão impossível encontrar felicidade em certos empregos.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou as nove profissões mais infelizes do mundo, segundo um estudo publicado pela Universidade de Harvard. Prossiga atentamente com a leitura até o fim para conhecer os cargos que costumam trazer pouca ou nenhuma satisfação para quem os exerce, independentemente do valor da remuneração.
Profissões mais infelizes do mundo
1) Motorista de Caminhão
Esse profissional costuma passar dias ou até semanas longe dos familiares e entes queridos. São intermináveis horas nas estradas de norte a sul do Brasil para cumprir as entregas das cargas. Na maioria das vezes, o Motorista de Caminhão trabalha sozinho, somente na presença da sua própria companhia. E longos momentos de solitude podem causar tristeza e até depressão.
2) Vigilante Noturno
Outra das profissões mais infelizes do mundo. O Vigilante é o responsável pela ronda externa no perímetro que engloba a empresa na qual presta serviço. A sua função é observar atentamente se tudo está dentro da normalidade. Apesar da aparente tranquilidade do desempenho dessa função, ela é executada por uma única pessoa, que pode passar um turno de 12 horas literalmente sozinha. E isso não costuma trazer satisfação.
3) Profissões mais infelizes do mundo: Entregador
Motoboys e outros profissionais que entregam pacotes ou encomendas também fazem parte da nossa seleção. Pelo fato de não existir muita interação social com outros colegas de profissão, esses profissionais também não se sentem felizes na hora de exercer a função. Muitas horas de solidão, todos os dias, pode não fazer bem para a nossa saúde mental.
4) Trabalhador do Varejo Online
Quem vende produtos pela internet, seja por meio de um site de uma loja virtual ou em plataformas de marketplace, também pode sucumbir a insatisfação e a infelicidade. Não por causa do exercício da profissão em si, que costuma ser até rentável, mas sim pela ausência de oportunidades de construir laços ou se interagir com outras pessoas, já que a maioria desses profissionais trabalha no formato home office.
5) Desenvolvedor Web
Pensou nas profissões mais infelizes do mundo? O Desenvolvedor Web, na maioria das vezes, também trabalha sozinho, já que precisa de toda concentração para criar os mais variados tipos de aplicações para a internet. A questão é que ele pode passar longos dias sem ter nenhum tipo de interação social, o que pode causar insatisfação, já que a conexão nesse caso acontece somente com o mundo virtual.
6) Técnico em Eletrônica
Esse profissional, por mais que seja bastante demandado, também pode sentir uma certa frustração no exercício da sua função. O Técnico em Eletrônica também costuma trabalhar longas horas sozinho realizando a manutenção nos mais variados tipos de aparelhos. Como também não existe nenhum tipo de interação com praticamente ninguém, sucumbir à tristeza pode ser mais fácil.
7) Profissões mais infelizes do mundo: Industriário Noturno
Esse profissional atua na linha de produção de uma indústria no turno da noite. Pelo fato de ser fora do horário comercial, praticamente não existe nenhuma interação com os demais colegas de trabalho que atuam no período diurno. Além da periculosidade que faz parte dessa função, na maioria das vezes, a solidão por ser cada vez mais evidente no dia a dia.
8) Secretário Judicial
Muitas vezes, o Secretário Judicial, apesar de ter um salário atrativo, também costuma ser uma profissão solitária. Esse profissional é o responsável pela administração do gabinete de um ou mais Desembargadores, em um órgão público. O problema é que essa função é exercida sozinha. Na verdade, são raríssimas as vezes que existe algum tipo de interação social. A solidão se faz presente na maior parte do tempo.
9) Analista de Suporte Técnico
A última das profissões mais infelizes do mundo. Esse profissional, assim como os demais citados acima, também costuma trabalhar sozinho, já que essa função pode ser exercida remotamente. Mesmo que seja uma área promissora, não existe nenhum tipo de interação com outras pessoas, o que deixa a solitude fazer parte da rotina diária de um Analista de Suporte Técnico.
Considerações finais
Você deve ter notado que as nove profissões mais infelizes do mundo, de acordo com Harvard, possuem uma semelhança em comum: a falta de interação social. Ela se tornou uma necessidade que deve ser atendida em todos os âmbitos das nossas vidas. Aquele profissional que sempre está em contato com outras pessoas, pode se sentir mais satisfeito e oferecer um trabalho com mais qualidade. Afinal de contas, o isolamento, mesmo que seja por causa da função exercida, não é nada saudável.