A princípio, o planeta Terra realiza uma série de movimentos no espaço, sendo os principais a rotação e a translação. Porém, estima-se que ambos podem variar entre 1,7 mil km/h e 100 mil km/h ao longo do dia e também do ano, mas os seres humanos não sentem a Terra girar por conta de um princípio físico chamado Lei da Inércia.
Também conhecido como a 1ª Lei de Newton, esse conceito é aplicado em grande e pequena escala, tanto na relação entre os seres humanos e o movimento do globo quanto na relação entre um passageiro dentro de um veículo em deslocamento. Saiba mais informações a seguir e entenda por que não sentimos a Terra girar apesar da velocidade.
Como a Lei da Inércia impede que as pessoas sintam a Terra girar?
Os seres humanos não sentem a velocidade, mas sim a aceleração. Sendo assim, a capacidade de sentir o movimento do planeta refere-se à consciência da aceleração em relação ao movimento dos indivíduos. Como a Terra gira a uma velocidade constante, todos os seres humanos inseridos no planeta estão girando na mesma velocidade e na mesma direção.
Assim como acontece com um ônibus em movimento ou um avião voando, os passageiros não são empurrados ou lançados para frente porque estão se deslocando na mesma velocidade. Contudo, a força que se sente em uma freada, retomada do movimento, decolagem ou pouso é causada porque o corpo está em repouso no momento em que o veículo começa a se movimentar, ou o corpo está em movimento enquanto o veículo passa para o estado de repouso.
Em outras palavras, a mudança brusca na aceleração em relação ao indivíduo em repouso o faz entrar em movimento até que seu ritmo se iguale ao automóvel novamente. Neste cenário, estima-se que todos os seres humanos sairiam voando se a Terra parasse de uma vez, porque todos continuariam se movimentando antes de igualar a velocidade com a do planeta.