Descubra por que a ambrosia é vista como 'Doce dos Deuses'

Descubra neste texto o motivo pelo qual a ambrosia é vista como “Doce dos Deuses”, e, de quebra, confira como preparar em casa essa delícia divina.

Um dos doces queridinhos dos brasileiros é a ambrosia. Vista como o “Doce dos Deuses”, ela é saborosíssima, tem uma textura singular e apresenta diversos gruminhos. A sobremesa leva apenas três ingredientes-base: leite, açúcar e ovos. Mas a receita tem suas variações, a depender da região, podendo em alguns dos preparos ter canela, suco de limão, cravos e/ou baunilha entre seus ingredientes. Isso, para dar aroma a essa delícia divina.

continua depois da publicidade

Embora seja apreciada pelos brasileiros, a ambrosia não se originou no Brasil. Na verdade, o chamado “Doce dos Deuses” tem sua origem na Península Ibérica, mais precisamente, em Portugal. Nesse país, desde a Idade Média, costuma-se usar apenas dois ingredientes no preparo de suas sobremesas: ovo e açúcar.

A ambrosia, portanto, surge nesse cenário e também por conta da necessidade de se aproveitar outros ingredientes, como leite, cravo e canela.

No Brasil, essa delícia divina chegaria durante a colonização portuguesa. Cozinheiros portugueses que chegaram ao país trouxeram consigo a receita da sobremesa. A ambrosia logo se difundiu por aqui, principalmente pelos estados do Sul e Sudeste. Entre os brasileiros, o doce ganharia novas versões, levando novos ingredientes, como o suco de limão.

continua depois da publicidade

Por que a ambrosia é vista como “Doce dos Deuses”?

A ambrosia, também conhecida como Manjar dos Deuses do Olimpo, é vista como o “Doce dos Deuses”, porque, segundo a mitologia grega, ela teria poder de cura. Se algum mortal comum a comesse, morreria. Mas, o manjar seria capaz de ressuscitar qualquer um, bastando que ele fosse colocado na boca de alguém que havia falecido.

Ainda de acordo com a mitologia grega, se os deuses oferecessem o doce em questão a algum humano, este, ao consumi-lo, sentiria uma sensação de extrema felicidade. Inclusive, uma curiosidade é que o nome “Ambrósio” vem da mesma raiz da língua grega, significando “divino e imortal”.

A história da ambrosia possui ainda outras versões. Há alguns mitos que dizem que caso os semideuses a consumissem em excesso, explodiriam em chamas. Conforme a mitologia, o manjar era o alimento dos deuses olímpicos e néctar era a sua bebida. Ambos teriam uma deliciosa fragrância, podendo inclusive serem usados como perfume.

continua depois da publicidade

Receita de ambrosia

Agora que você já sabe o porquê a ambrosia é vista como “Doce dos Deuses”, chegou a hora de conferir como preparar essa sobremesa em casa. Veja, a seguir, a receita.

Ingredientes

  • Leite: 500 ml;
  • Açúcar: 1 ½ xícara (chá);
  • Ovos: 3;
  • Água: 1 xícara (chá);
  • Cravos: 2;
  • Canela: 1 rama;
  • Limão: casca de 1 limão e caldo de ½ limão.

Modo de preparo

Em uma panela funda de tamanho médio, coloque a água, o açúcar, a canela, a casca do limão e os cravos. Leve ao fogo médio. Deixe os ingredientes cozinharem por 15 minutos, até a calda atingir o ponto de fio fino. Durante esse tempo, não mexa.

Enquanto a calda não atinge o ponto, bata os três ovos. Após, acrescente o leite e o caldo de ½ limão. Misture-os.
Quando a calda atingir o ponto, abaixe o fogo e, em seguida, adicione a mistura de ovos, leite e caldo de limão. Agora, deixe tudo cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Não mexa.

continua depois da publicidade

Passado esse tempo, ou quando os ovos começarem a coagular, misture o doce com uma espátula. Desligue o fogo. O próximo passo é usar uma escumadeira para transferir a parte sólida da ambrosia para uma compoteira ou um pote de vidro (devidamente esterilizado).

Após transferir toda a parte sólida do doce, despeje a calda sobre a ambrosia. A dica é fazer isso com a ajuda de uma peneira, para que os cravos não sejam transferidos para a sobremesa.

Feito isso, é só esperar a ambrosia amornar para colocá-la na geladeira. O “Doce dos Deuses” deve ser servido frio.

Leia também

Concursos em sua
cidade