Um dos maiores símbolos da cidade de Londres, na Inglaterra, é o grande relógio popularmente conhecido como Big Ben.
O símbolo está situado no Palácio de Westminster e, tecnicamente, o nome Big Ben é atribuído ao grande sino do monumento, que pesa mais de 13 toneladas, equivalente a 13.760 kg.
Contudo, comumente, o conjunto formado pelas casas do Parlamento e a Elizabeth Tower é referido como Big Ben.
O relógio é composto por quatro faces gigantes e iluminadas e foi construído durante o reinado da Rainha Vitória, na era vitoriana.
Em homenagem, o prédio exibe as seguintes palavras: “Domine Salvam Fac Reginam Nostram Victoriam Primam“, que, em latim, significa algo como “Senhor, mantenha salva nossa Rainha Victoria Primeira”.
É de conhecimento geral que o Big Ben é um dos maiores pontos turísticos do mundo e o símbolo histórico e cultural de Londres. Mas de onde vem este nome?
Compreenda, a seguir, a origem:
Origem do relógio de Londres, o Big Ben
O relógio de Londres é conhecido como “Big Ben”, mas é importante ressaltar que este é um nome dado de forma não oficial ao ponto turístico, sendo uma espécie de “apelido”.
A origem desse nome, que se popularizou na sociedade, não é precisa, mas existem algumas teorias que tentam explicá-la.
Nesse sentido, alguns historiadores acreditam que o apelido surgiu através de Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, que era responsável por supervisionar a construção do grande sino.
O homem era corpulento e carinhosamente conhecido como “Big Ben” no local. Além disso, outra evidência é que seu nome está inscrito no monumento.
A segunda teoria defende que o nome do relógio londrino teria relação com Benjamin Caunt, um campeão inglês de peso pesado do boxe, conhecido como “Big Ben”.
A própria Elizabeth Tower, que abriga o Big Ben, já teve outras denominações ao longo dos anos, sendo chamada de “Clock Tower” e de “Stephen’s Tower”, que tem relação com uma associação de jornalistas.
A construção do Big Ben
O Big Ben foi projetado por Edmund Beckett Denison e Sir George Airy e foi construído por Edward John Dent e Frederick Dent.
O relógio não fazia parte do projeto original do Palácio de Westminster. Isso porque a Elizabeth Tower, onde está localizado, só foi projetada após um incêndio que destruiu quase todo o local, no dia 18 de outubro de 1834.
Em 1844, decidiram incluir novos edifícios no palácio, entre eles, uma torre e um relógio, que futuramente se tornariam símbolos do local.
A obra era arriscada e exigia técnicas difíceis, principalmente em relação ao sino, que é extremamente pesado. Na primeira tentativa, inclusive, o objeto quebrou de uma forma que não tinha como consertar.
Por conta disso, o material foi derretido novamente para uma nova confecção em 1858. Foi no dia 31 de maio de 1959 que o sino de Westminster tocou pela primeira vez.
Todavia, não durou muito tempo e, em setembro de 1959, o Big Ben quebrou. Sendo assim, foi instalado um martelo mais leve e este é o sino como ouvimos até hoje.
A culpa pelo dano do objeto foi atribuída a Denison, que não calculou corretamente o peso suportado no projeto. A questão foi levada à justiça, que concedeu causa favorável à Whitechapel Bell Foundry.
Apesar dos desafios e de algumas tentativas, o projeto deu certo e se tornou um dos maiores símbolos da cidade e não é à toa, afinal é realmente impressionante um relógio com sino tão pesado.
O Big Ben atualmente passa por pequenas reformas para ajudar em sua manutenção e evitar problemas maiores.