Descubra as 10 raças de cachorros mais resistentes a doenças

Está pensando em arrumar um pet de estimação e quer que ele viva muitos anos ao seu lado, concurseiro? Conheça as 10 raças de cachorros mais resistentes a doenças.

As raças de cachorros mais resistentes a doenças têm diversas particularidades em comum, como uma alta expectativa de vida, boa imunidade contra os problemas de saúde e baixa predisposição genética para desenvolver algumas patologias caninas que podem levar à morte prematura.

continua depois da publicidade

Essa matéria selecionou 10 raças de cachorros mais resistentes a doenças, caso esteja pensando em adquirir um pet de estimação. Vale lembrar que, por mais que não exista nenhuma raça que seja totalmente imune às enfermidades, os cães precisam viver em um ambiente positivo, receber as vacinas necessárias e realizar consultas preventivas, para ficarem saudáveis por mais tempo. Confira.

Quais são as raças de cachorros mais resistentes a doenças?

Leia também

1. Shiba inu

Essa raça é uma das mais antigas do mundo e tem origem oriental. Os cães costumam ter um corpo robusto, compacto, de pelagem curta e abundante, além de serem bastante resistentes. Toleram o frio e o calor tranquilamente, bem como as intempéries da natureza. Podem viver até os 18 anos, segundo os especialistas.

2. Boiadeiro australiano

Outra das raças de cachorros mais resistentes a doenças. De porte médio, este cão de origem australiana possui uma musculatura bem desenvolvida, muita coragem, inteligência aguçada e uma invejável agilidade. Se bem cuidado pelo seu tutor, pode chegar aos 14 anos sem apresentar enfermidades graves.

continua depois da publicidade

3. Basenji

Conhecido por latir pouco, pela sua notória resistência e força física, essa raça de origem africana também é imune a diversos tipos de enfermidades caninas. A expectativa de vida desse pet pode variar entre 12 e 14 anos, desde que os cuidados necessários do seu tutor façam parte constante da sua vida.

4. Border collie

Essa também é outra das raças de cachorros mais resistentes a doenças. Considerado um dos cães mais inteligentes do planeta, ele tem origem escocesa, é bastante ágil e possui uma alta imunidade contra problemas de saúde. A expectativa de vida é de 17 anos, desde que a medicina preventiva esteja presente.

5. Husky siberiano

Originário da Sibéria, essa raça também se destaca pela sua incrível resistência física e expectativa de vida de 13 anos, aproximadamente. Apesar de não tolerar muito bem o calor, o famoso cão de olhos azuis costuma adoecer pouco, desde que tenha uma alimentação saudável e os cuidados necessários no dia a dia.

continua depois da publicidade

6. Raças de cachorros mais resistentes a doenças: Pastor belga malinois

Essa raça, como o próprio nome menciona, é originária da Bélgica e apresenta uma predisposição baixa a doenças degenerativas e hereditárias. Vale ressaltar que esses peludos de grande porte precisam se exercitar constantemente para se manterem sempre saudáveis. Pode viver até os 14 anos.

7. Foxhound inglês

Esse cão é originário da Inglaterra e costuma ser forte, resistente, além de ter uma personalidade única. Ele pode viver tranquilamente até os 14 anos de idade, já que é bem pouco suscetível às principais doenças caninas. Adoecer definitivamente não é com ele, para a felicidade dos seus donos.

8. Affenpinscher

Pensou nas raças de cachorros mais resistentes a doenças? Essa não poderia ficar de fora da nossa seleção. Originário da Alemanha, esse cão de pequeno porte pode viver até os 15 anos, dependendo dos cuidados preventivos dos seus tutores e da sua alimentação, que precisa ser balanceada. Os problemas de saúde passarão bem longe.

continua depois da publicidade

9. Bichon frisé

Ele se parece com um cachorro de pelúcia e costuma ser uma raça resistente e muito saudável. De origem francesa, esse cão pode viver facilmente até os 14 anos e não costuma ser acometido por doenças, se for bem cuidado ao longo da sua vida, claro.

10. Spitz finlandês

A última das raças de cachorros mais resistentes a doenças é essa. De origem finlandesa, esse cão não apresenta uma grande predisposição para desenvolver qualquer doença degenerativa. Pode viver entre 12 e 14 anos sem ter qualquer problema de saúde, desde que se exercite regularmente e tenha uma alimentação balanceada. Agora é escolher o seu pet de estimação e dar todo amor, carinho e cuidado que ele merece.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade