Os animais de estimação são verdadeiros companheiros dos seres humanos, pois laços afetivos são criados com os pets ao longo da vida. Porém, existem alguns sinais de que seu cachorro te ama muito, desde hábitos no cotidiano até comportamentos específicos que podem ser percebidos durante as brincadeiras e momentos de descanso.
Em alguns casos, pode-se optar pelo adestramento e treinamento do seu cachorro para que ele aprenda maneiras eficientes de comunicar as emoções e necessidades. Saiba mais informações sobre como o seu cachorro demonstra amor a seguir.
1) Mantém contato visual
Os cachorros domésticos que mantém contato visual prolongado estão produzindo ocitocina, o hormônio do amor. Essa substância é responsável por fortalecer vínculos, provocar bem-estar e gerar mais saúde ao organismo do animal.
No geral, esse é um sinal de confiança e segurança, pois os animais que se sentem em perigo não conseguem manter contato visual. Nesses casos, tendem a ficar agitados, atentos aos menores movimentos e prontos para atacar, uma vez que estão em estado de alerta.
2) Gosta do seu cheiro
Alguns cachorros fazem questão de ficar grudados aos donos, fungando na região do pescoço, braços e pernas porque estão absorvendo o cheiro natural, ou o perfume dos deus proprietários. Em alguns casos, existem animais que roubam as roupas e levam para onde dormem, até mesmo as meias suadas e camisetas velhas.
Basicamente, os cães associam os cheiros ao sentimento de prazer, uma vez que entendem esses odores como recompensas ou gestos de carinho. A depender da proximidade com o tutor, podem estranhar quando mudam de perfume ou tomam banho, já que consideram como natural um cheiro distinto.
3) Repete o seu bocejo
O hábito dos cães bocejarem quando veem os tutores fazendo o mesmo indica um alto nível de sintonia e conexão, pois é um sinal de empatia e afeto. Mais do que repetir o ato por reflexo, esse gesto demonstra que o animal entende o seu cansaço e se solidariza com ele, ou até mesmo o sente de forma indireta.
Por conta disso, podem te acompanhar em sua soneca ou sincronizar os horários de sono com o seu. A depender da sua rotina, o cachorro pode ficar esperando você ir para a cama, funcionar como o seu despertador e lembrar do horário de dormir ao longo do dia.
4) Te procura quando está com medo
Diante de fogos de artifícios, pessoas desconhecidas ou barulhos estranhos, o cachorro corre atrás de você, se esconde entre suas pernas, sobe no seu colo ou encontra sossego somente quando é abraçado pelo tutor. Ainda que pareça uma resposta natural, esse é um fenômeno raro que demonstra que o animal confia profundamente em você.
Em resumo, o cachorro está abrindo mão dos seus instintos naturais de proteção e terceirizando essa segurança a você, pois entende que pode confiar nas suas ações.
5) Sabe quando você está triste
Ao te ver chorando ou pelos cantos, o cachorro sobe em seu colo, repousa a cabeça em suas pernas ou simplesmente fica por perto para oferecer suporte. De acordo com a Ciência, os animais podem ler os gestos e expressões, o que significa que sabem que você está triste.
6) Dorme tranquilamente ao seu lado
O sono é um momento de vulnerabilidade para os animais, incluindo os seres humanos e cachorros. Se o seu animal de estimação dorme profundamente ao seu lado, sem aquele sono leve e alerta, é sinal de que ele te ama muito. Isso indica que se sente seguro e confortável o bastante para não ficar com os instintos ligados.
Mais ainda, se ele dorme bem perto de você, como na cama ou no chão do seu quarto, isso significa que ele entende que você está bem e que pode relaxar.
7) Balança o rabo quando te vê
O rabo é um indicador de emoções dos cachorros, desde o medo até a animação. Então, se ele balança o rabo quando te vê, mas mantem a linguagem corporal relaxada ou empolgada, pode saber que há um amor profundo envolvido na relação de vocês.