A intolerância à lactose é uma doença definida pela incapacidade do intestino de digerir a lactose, o açúcar do leite. Essa incapacidade se dá em razão da deficiência em algum grau da chamada enzima lactase. Ela permite que aquele açúcar se decomponha em carboidratos simples para melhor absorção. Por esse motivo então é que quem é diagnosticado com a enfermidade deve evitar o consumo de produtos que têm leite.
Mas não somente os intolerantes à lactose devem evitar o consumo de tais produtos. Os que têm alergia ao leite também precisam ficar longe de alimentos que possuam o ingrediente em sua composição. Caso contrário, ambos poderão vir a sofrer com alguns sintomas um tanto desconfortáveis, como diarreia, vômitos, náuseas, cólicas, dores abdominais e gases.
Alguns produtos que não devem ser ingeridos são o sorvete, leite em pó, queijo, bolos, pães, pizzas, entre outros. Esses possuem claramente o leite ou a lactose em sua composição. Porém, há certos alimentos que levam esses ingredientes em seu preparo e muitas pessoas nem imaginam que isso acontece.
Sabendo disso, o Concursos no Brasil selecionou 10 desses produtos que têm leite e que com certeza você nem fazia ideia disso. Mas, antes de descobrir quais esses alimentos, lembre-se que o conteúdo deste texto é meramente informativo. Por isso, ele não substitui a consulta com um profissional da saúde. Em caso de dúvidas, procure aquele de sua confiança.
Agora, conheça os 10 produtos que têm leite e você nem fazia ideia.
Os 10 produtos que têm leite e você nem fazia ideia
1. Granola
A granola é feita de frutas desidratadas, castanhas, sementes, cereais, entre outros. Mas, ele pode conter resquícios de leite, caso seja produzido em máquinas nas quais se processam alimentos derivados do leite;
2. Barrinhas de cereais
Geralmente, as barrinhas de cereais possuem leite em sua composição, em especial, aquelas de sabor coco.
3. Carnes processadas
Durante a produção das carnes processadas, como salame, presunto, apresentado e linguiça, é adicionado a esses produtos soro de leite, leite em pó e manteiga.
4. Atum em conserva
O atum em conserva possui a lactose. Essa substância é encontrada no produto na forma de caseinato hidrolisado, um dos derivados da caseína que, por sua vez, é uma proteína do leite.
5. Batatas chips
As deliciosas batatas chips podem ter lactose em sua composição, principalmente as que possuem sabor, como a de queijo.
6. Corantes artificiais
Sim, os corantes artificiais podem ter leite em sua composição principalmente os de baunilha e caramelo.
7. Queijo de soja
Alguns produtores de queijo de soja podem adicionar no preparo do alimento a caseína, que, como dito, é uma proteína do leite. Por consequência, o produto acaba contendo lactose.
8. Biscoitos
Geralmente, os biscoitos caseiros levam em suas receitas, leite em pó ou desnatado e manteiga, ingredientes que devem ficar longe de quem tem intolerância à lactose.
9. Molho para salada
Para ter cremosidade e espessura, alguns molhos para salada podem possuir leite em pó, queijo e outros produtos lácteos em sua composição.
10. Temperos
Sim, temperos também podem ter leite. Um exemplo é o wasabi, o famoso tempero japonês.
Leia sempre o rótulo dos produtos
Uma dica para intolerantes à lactose e alérgicos ao leite é ler o rótulo dos produtos antes de comprá-los. Isso evitará o consumo de algum produto por engano.