Desafie seus conhecimentos: Tomate é fruta ou legume?

O tomate é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, seja em saladas ou em molhos. Sua classificação, porém, segue gerando dúvidas na cabeça de muitas pessoas.

Um dos itens mais indispensáveis de qualquer salada ou molho, seja cru ou assado, o tomate certamente possui uma legião de fãs mundo afora. Contudo, muito além de seu sabor indiscutível, existe um detalhe sobre esse alimento que segue criando confusão entre muitas pessoas: o tomate é uma fruta ou um legume?

continua depois da publicidade

Conhecido como legume ou vegetal, a verdadeira classificação do tomate deixa muitos com uma pulga atrás da orelha. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual a origem do ingrediente e mais curiosidades a respeito dele.

Tomate é fruta ou legume?

Leia também

Ao contrário do que muitos pensam, o tomate consumido diariamente nas saladas do mundo inteiro é uma fruta. Ele é, inclusive, tão mais fruta do que o morango, o abacaxi ou a banana, por exemplo. A confusão é justificada pelo fato do item ser normalmente encontrado na seção de legumes nas feiras e nos supermercados, e as características do alimento seguem reforçando essa ideia.

De acordo com especialistas, o tomate é na verdade um fruto, o termo botânico ideal. A fruta, por sua vez, é um nome comercial, dado aos alimentos que possuem um alto teor de açúcar. Seja como for, o fruto é um ovário desenvolvido que produz sementes, que nasce após a polinização, processo feito por insetos, pelo vento ou manualmente.

continua depois da publicidade

O tomate é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro. Ele só não costuma ser chamado de fruta por não ser doce e, mesmo que seja conhecido como legume ou vegetal, isso também não está errado. Da mesma forma, existem muitos outros “legumes” que na verdade são frutos, como o pepino, pimentão, abobrinha e berinjela: todos possuem sementes.

Mais fruta do que muitas frutas

Quanto ao fato de que o tomate é considerado mais fruta do que outras frutas, o motivo é a consideração de que as mais populares como banana, abacaxi ou morango na verdade são pseudofrutos.

Também chamados de falsos frutos, tais itens não fazem parte do desenvolvimento dos ovários, mas sim de outras áreas da flor. O morango, por exemplo, vem do receptáculo floral, ou o miolo. Seus frutos na verdade são as sementes, os pequenos pontos pretos tão característicos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade