“Debaixo” ou “de baixo”: qual é o jeito certo de escrever?

Ambas as expressões estão certas, mas devem ser usadas em contextos diferentes. Confira os respectivos significados e exemplos de empregos corretos.

Você pode ter reparado que, comumente, usamos a expressão debaixo em nosso dia a dia. Mas você sabia que a Língua Portuguesa também permite o uso de “de baixo” separado, desde que seja empregado de maneira correta e em um contexto específico? É o que vamos abordar.

continua depois da publicidade

Mas, de antemão, vamos falar sobre a expressão oposta que também gera dúvidas? Quando queremos referenciar algo que está em um nível elevado, usamos “acima” ou “a cima”? O correto, na grande maioria dos contextos, é “acima” mesmo; tudo junto.

Até porque a palavra “cima” pode sim ser usada em diversas frases, mas ela não costuma vir acompanhada do artigo quando ambos estão separados. É até difícil encontrar alguma oração que tenha essa lógica e siga a normativa da Língua Portuguesa.

Leia também

Por exemplo, o emprego correto do termo pode ser percebido no seguinte caso: “Na hierarquia da empresa, seu cargo consequentemente está acima do meu”. Também é válido usar assim: “Ainda bem que você encontrou um banana que estava acima do mamão”.

continua depois da publicidade

Agora que você já saciou uma das curiosidades envolvendo termo popular na Língua Portuguesa, vamos desvendar o uso correto da expressão que têm significado antagônico: afinal, quando podemos usar “debaixo” e “de baixo”?

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir mais conteúdos que publicamos sobre regras de gramática por aqui. Além disso, também cobrimos pautas relacionadas com os concurseiros, como dicas de preparação e notícias de concursos abertos no país.

Qual é o significado e quando usar a palavra “debaixo”?

Para deixar as coisas mais tranquilas de se entender, vale ressaltar que, essencialmente, a palavra “debaixo” pode ser substituído por “sob”. Até porque ambas as expressões significam a mesma coisa, sem tirar nem pôr. Além disso, “debaixo” sempre precisa de um complemento.

continua depois da publicidade

Trata-se de advérbio que representa a posição ou lugar inferior, sendo estando abaixo de alguma coisa. Também pode se referir a pessoas para além de objetos, itens e animais. Como, por exemplo, a hierarquização de uma empresa, onde um cargo é inferior a outros. Entende?

Vamos a algumas simulações para que a informação fique mais clara em sua cabeça. Assim, você nunca mais errará o seu uso:

  • “O cachorro se escondeu debaixo do sofá por causa dos fogos de artifício”;
  • “Você perdeu o seu anel, mas eu o encontrei. Ele estava debaixo do tapete”;
  • “Estava caindo um toró de água e o Pedro teve que sair debaixo de chuva. Foi uma coisa horrível”;
  • “Eu queria me sentir um pouco livre hoje e, por isso, não coloquei nenhuma roupa debaixo da blusa de frio”;
  • “Você encontrou as chaves? Eu acho que elas estão debaixo da porta de entrada”.

Perceba que, em todos os casos, foi necessário acrescentar um complemento para dar sentido às frases. Se está debaixo, então sempre existirá algo ou alguém em situação inferior a alguma coisa. Agora, vamos para o emprego da expressão “de baixo”.

continua depois da publicidade

Qual é o significado e quando usar a expressão “de baixo”?

A expressão “de baixo” diz respeito à uma locução adverbial que também equivale a um nível inferior. No entanto, ela só aparece quando está fazendo uma oposição evidente à palavra “cima”. “De baixo”, inclusive, nem sempre precisará de algum complemento no decorrer da frase.

Para fixar a regrinha, confira alguns exemplos práticos com o emprego correto da locução adverbial:

  • “Não temos o mesmo status social. Você veio de cima, enquanto eu definitivamente vim de baixo”;
  • “Você esqueceu aquele lápis na parte de baixo da sua estante”. Nesse caso, a locução é usada, porque, pelo contexto, percebemos que também existe explicitamente uma parte de cima do móvel. Assim, acaba fazendo oposição direta, exigindo o uso do termo separado;
  • “Não aguento mais o barulho do solado de sapato no andar de cima, ainda mais porque eu vivo no andar de baixo”.
Leia também

Concursos em sua
cidade