De trás, atrás, trás e detrás: quando usar cada um?

Apesar das similaridades, "de trás", "atrás", "trás" e "detrás" possuem algumas diferenças importantes. Saiba quando usar cada uma.

A Língua Portuguesa é extensa o suficiente para existir uma série de termos tão similares que muitas vezes até mesmo parecem ser iguais. Apesar de sua riqueza e diversidade, ela é igualmente complexa e exigente e, para falar e escrever bem, é fundamental conhecer o vocabulário, regras gramaticais, ortografia e pontuação. Um exemplo de boa aplicação com palavras parecidas é entre “de trás”, “atrás”, “trás” e “detrás”: quando usar cada uma?

continua depois da publicidade

Mesmo que todas sejam muito parecidas na forma e no som, cada uma possui um significado e uso específico. Contudo, é extremamente comum confundi-las ou sequer saber quando inserir cada uma em uma oração.

Para quem possui esse tipo de dificuldade, não é preciso entrar em pânico. Confira abaixo quais são as diferenças entre cada uma e as formas de utilizá-las de maneira simples e não cometa mais o mesmo erro.

Leia também

De trás, atrás, trás e detrás: quando usar cada uma?

O fenômeno da similaridade entre “de trás”, “atrás”, “trás” e “detrás” é um dos mais famosos da Língua Portuguesa. São vocábulos que surpreendem por apresentarem características semelhantes, seja na grafia ou no som. Por outro lado, mesmo que criem tais confusões, que podem colocar qualquer um em xeque, a divergência de significado é essencial para separá-las sem maiores problemas.

continua depois da publicidade

É por tal motivo que ter pleno conhecimento da semântica das palavras, ou seja, no sentido de como saber utilizá-las corretamente, é tão importante. Para isso, confira abaixo o que cada uma representa:

De trás

“De trás” é uma expressão formada pela preposição “de” com o advérbio “trás”. A locução adverbial é designativa de lugar e/ou espaço, fazendo referência a “de onde”, com verbos que expressam movimento. Da mesma forma, a junção indica origem ou anterioridade, sendo antônima da expressão “de frente”.

Confira abaixo alguns exemplos com a expressão:

  • Meu irmão tirou o casaco de trás da cadeira e foi embora.
  • Julia pegou o livro de trás da cama com dificuldade.
  • Isso é algo que vem de trás e não tem a menor relação conosco.
  • Ele veio de trás, mas logo superou seus adversários.

Detrás

Assim como “de trás”, “detrás” é outro advérbio de lugar, mas significa “na parte superior”, “na retaguarda” ou “depois”. Formado pela junção da preposição “de” com o advérbio “trás”, pode ser utilizada como sinônimo de “atrás”, mas aqui, estará indicando um lugar muito mais preciso e próximo.

continua depois da publicidade
  • Crianças mais novas sempre devem viajar na cadeirinha do banco detrás.
  • O caminhão bateu na parte detrás do meu carro.
  • Pedro vive se escondendo detrás da porta.
  • Encontrei a boneca detrás da árvore.

Atrás

O termo “atrás” é um advérbio de lugar que também significa “na parte superior”, “depois” ou “na retaguarda”. É possível utilizá-la sozinha ou seguida da preposição “de”. Entenda melhor abaixo:

  • Fui atrás do seu irmão, mas não consegui encontrá-lo.
  • Deixei o material atrás da porta para sua mãe usar.
  • Meu professor fica atrás dos alunos do segundo ano em pura perseguição.
  • Ele vive dentro de casa, atrás da tela do computador.

Trás

Por fim “trás” é mais um advérbio de lugar que significa “na parte posterior”, “na retaguarda” e “depois”. É fundamental que ele venha precedido por uma preposição, para então formar a locução adverbial de lugar. Nesse sentido, as preposições mais utilizadas costumam ser “de”, “por” e “desde”.

continua depois da publicidade
  • Pare de passar por trás do portão, lá está cheio de sujeira.
  • Minha irmã acabou indo para trás da fila após reclamar do serviço.
  • Ele saiu de trás da cortina e deu um susto nos mais novos.
  • Meu tio faz um caminho tortuoso diariamente, vindo desde trás da montanha.
Leia também

Concursos em sua
cidade