Você já se perguntou de quanto em quanto tempo deveria limpar a casa? A frequência, como muitos sabem, é um fator determinante quando se trata da organização e do bom funcionamento do lar. E mesmo que exista o famoso “dia da faxina” da semana ou do mês, tomar alguns cuidados extras podem exigir maior ou menor periodicidade desses hábitos.
Com a correria da rotina, fazer uma faxina completa na casa todos os dias ou até mesmo separar um dia ou período para o serviço pode nem sempre ser uma tarefa simples. A partir disso, surge a dúvida: quando, afinal, fazer a faxina?
Hoje, você vai descobrir a resposta para essa pergunta, bem como algumas dicas para tornar a limpeza da casa mais produtiva.
De quanto em quanto tempo se deve limpar a casa?
Antes de mais nada, é preciso entender que não existe uma resposta correta para essa pergunta. Afinal, existem pessoas que se dão bem ao separar um dia da semana para a tarefa, enquanto outras fazem a limpeza dividindo-a em parcelas por alguns dias.
Contudo, o que não deve ser feito é deixar de fazer uma limpeza pelo menos uma vez na semana. Ao passar desse limite, o lar pode acabar acumulando muita sujeira, tornando a próxima faxina ainda mais difícil.
Para entender mais sobre esse processo, confira abaixo alguns detalhes sobre cada tipo de faxina, de forma que seja possível definir qual melhor se encaixa na rotina de limpeza.
A faxina semanal
As pessoas que optam por uma faxina semanal costumam fazer uma limpeza completa em um só dia. Apesar do processo requerer mais tempo, não será necessário se dedicar tanto em outros dias da semana. Uma dica valiosa, porém, é manter a casa organizada ao longo da semana, sempre guardando cada coisa em seu lugar e evitando sujeira desnecessária.
Feito isso, é preciso criar uma sequência de limpeza, evitando andar sem rumo pela casa e não saber por onde começar. É necessário começar a terminar a limpeza de cada cômodo de uma vez só, para não precisar voltar no mesmo lugar várias vezes.
Uma boa recomendação é começar retirando a poeira de todas as partes e limpando a janela, e então arrumando o espaço. Por fim, já é possível limpar o chão. Na cozinha, por exemplo, tente começar pelas louças que estão para lavar, e então os eletrodomésticos, por dentro e por fora. Finalmente, os armários e azulejos, e então o chão, varrendo e passando um pano com produto desengordurante.
A faxina dividida
Esse tipo de faxina não demanda tanto tempo quanto a faxina semanal, mas nem todas as pessoas dispõem do tempo necessário para realizar essa técnica. Para realizá-la, é preciso determinar quanto tempo por dia é possível se dedicar à faxina, separando um cômodo para ser limpo em cada dia da semana, por exemplo.
Dessa forma, não é preciso disponibilizar um dia inteiro apenas para limpar a casa, e tudo pode ficar organizado ao longo da semana. Isso também inclui sempre limpar o que estiver sujo: mesmo que seja dia de faxina na sala, se o chão da cozinha está engordurado, tente passar um pano no cômodo também.
Com a faxina dividida, também é importante entender a frequência que cada tipo de limpeza deve ser feita. Confira algumas dicas abaixo:
- Roupa de cama: a cada 1 ou 2 semanas;
- Computador: toda semana;
- Travesseiro: a cada 3 meses;
- Micro-ondas: toda semana;
- Banheiro: toda semana;
- Geladeira: todo mês;
- Carpete: a cada 6 ou 12 meses;
- Colchão: a cada 2 meses;
- Bancada da cozinha: todos os dias;
- Toalhas de banho: a cada três usos.