De quanto em quanto tempo é preciso trocar o travesseiro?

Sim, os travesseiros não duram para sempre. Com o tempo, eles acumulam uma mistura de suor, células mortas da pele e ácaros.

Você já parou para pensar em quanto tempo você passa com o mesmo travesseiro? Eu, particularmente, não penso sobre isso com muita frequência. Assim como inúmeros itens que usamos no dia a dia, o travesseiro da sua cama também tem o seu “prazo de validade”.

continua depois da publicidade

ntão, surge a pergunta inevitável: de quanto em quanto tempo é necessário trocá-lo, afinal de contas? Vamos tentar responder ao questionamento no decorrer da matéria. Compartilhe com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.

Em primeiro lugar, o que é necessário levar em consideração?

Leia também

Sim, os travesseiros não duram para sempre. Com o tempo, eles acumulam uma mistura de suor, células mortas da pele, ácaros e outros detritos que podem afetar, em certa medida, a sua saúde e a qualidade de seu sono.

O tempo ideal para trocar seu travesseiro pode variar dependendo de alguns fatores:

continua depois da publicidade
  • Material: travesseiros de penas e plumas podem durar mais tempo do que aqueles feitos de espuma, mas ambos têm prazos de validade. Caso comece a perder a forma ou ficar irregular, é um sinal claro de que está na hora de considerar a troca;
  • Alergia: se você sofre de alergias ou problemas respiratórios, a frequência de troca do travesseiro pode precisar ser ajustada. Ácaros e alérgenos podem se acumular ao longo do tempo, impactando negativamente a qualidade do ar que você respira durante o sono;
  • Ambiente limpo: não importa o quão cuidadoso você seja, a transpiração noturna e a exposição contínua a sujeira desgastam o travesseiro. Ou seja, estabelecer uma rotina de troca regular é a chave para manter um ambiente de sono limpo e saudável.

Existe uma frequência ideal para trocar o travesseiro?

A frequência de troca do seu travesseiro depende de vários fatores pessoais que devem ser levados sempre em consideração. Ouça o seu corpo e observe os sinais que ele está enviando. Um travesseiro confortável e apoiador é essencial para uma boa noite de sono.

continua depois da publicidade

Assim, a escolha do momento certo para trocar o seu pode fazer toda a diferença na qualidade do seu descanso noturno. Mesmo que não exista uma regra universal que se aplique a todos, muitos especialistas recomendam substituir o travesseiro a cada seis ou 12 meses.

Essa faixa leva em conta os fatores mencionados, como o tipo de material, problemas de saúde e até mesmo as práticas de higiene. Tenha isso em mente e repare no tecido do travesseiro. Caso esteja mais desgastado do que o normal, a troca deve ser feita antes do prazo médio.

Leia também

Concursos em sua
cidade