Você já se perguntou de onde vêm os sonhos? O que seria capaz de criar tais fantasias em nossa mente enquanto dormimos, viajando para terras distantes, revisitando momentos do passado ou até mesmo conversando com aqueles que se foram? Muitas vezes, tais ilusões podem parecer assustadoras e, em sua maioria, sequer fazem sentido.
Entender o que os sonhos são, porém, ainda é uma curiosidade que toma os pensamentos de várias pessoas. No geral, definir o que é um sonho não é a mais simples das tarefas.
De forma simplificada, ele é aquilo que alguém pode ver ou escutar enquanto dorme e, de acordo com Sigmund Freud, criador da psicanálise, os sonhos são mensagens do inconsciente a respeito de desejos reprimidos. Já Carl Jung, colega de Freud, sugere que eles possuem uma finalidade: tentar fazer com que a consciência regule e compense situações já vividas.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual é a explicação científica para a criação dos sonhos e de que forma eles são capazes de tomar a consciência de tantas pessoas diariamente enquanto dormem.
De onde vêm os sonhos?
Até a década de 1950, os sonhos ficaram apenas no imaginário de muitos pensadores. A partir de então, o processo onírico recebeu novas análises científicas, algo que foi impulsionado pela descoberta do sono REM (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos).
Nessa fase, a atividade cerebral está mais agitada, o que ocasiona os sonhos mais vívidos. Com esse avanço, surgiram cada vez mais hipóteses para a função de tais imagens e, até hoje, a mais difundida é a de que eles servem para consolidar memórias.
É bastante possível que a existência dos sonhos date do surgimento de vida no planeta. Afinal, eles evoluíram a partir do processo de desenvolvimento do sono, ainda quando a vida multicelular estava em seu início. Existem vários registros históricos que mostram interpretações de imagens, visões e sonhos como ensinamentos de antepassados ou profecias.
Explicação da ciência
Até hoje, a ciência não é capaz de explicar o motivo dos elementos que surgem em sonhos estarem ali. Não existe um diagnóstico clínico que possa atribuir um significado a eles, já que cada aparição pode ser inteiramente pessoal.
Quanto ao motivo pelo qual o ser humano é capaz de sonhar, também não há uma resposta definitiva. Mesmo assim, muitos pesquisadores seguem buscando formas de desvendar esse mistério.