Muitas expressões que usamos no dia a dia são, no mínimo, peculiares. Por exemplo, você já se perguntou qual seria o significado de “bode expiatório”? A origem da gíria está possivelmente ligada com antiga cultura dos povos hebreus em sacrificar animais para purificar pecados.
Com o tempo, a expressão foi sendo revitalizada com significados mais atuais e que dizem respeito a situações que passamos no cotidiano. E, agora, o termo faz alusão a alguém que foi culpado por algo que não fez, necessariamente.
Mas e no caso de “tirar o cavalinho da chuva”? Esta expressão é bastante divertida, sendo usada para reforçar que alguma coisa não vai dar certo. Por isso, o melhor seria simplesmente desistir da situação, já que não daria em nada para a pessoa.
Um exemplo de uso seria: “Você viu o ingresso do show da Taylor Swift no Brasil? Eu sei que você quer ir, mas pode tirar o cavalinho da chuva. Nem você e nem eu temos condições de pagar esse valor”. Entendeu a lógica por trás do significado?
Só que muitas pessoas não sabem da onde, realmente, surgiu a expressão. Existem algumas hipóteses que estão relacionadas ao uso da frase. Na matéria de hoje, vamos te mostrar qual seria possivelmente a origem da gíria “pode tirar o cavalinho da chuva”.
Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas descubram o que há por trás da expressão. Não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos sobre curiosidades e conhecimentos gerais, além de dicas de estudo para concurseiros de plantão.
Qual é a origem da expressão “tirar o cavalinho da chuva”?
Uma das hipóteses mais bem aceitas está ligada com a época em que os cavalos eram o principal meio de transporte no país. E existia uma tradição quando alguém ia fazer uma visita para conhecidos e amigos.
Se o cavalo ficasse “estacionado” em frente à casa, era sinal de uma visita breve apenas para colocar os papos em dia. Agora, se o animal fosse colocado em algum lugar arejado e coberto para evitar que ele se molhasse com a chuva, então o indício apontava para uma longa estadia.
Por isso, algumas pessoas diziam na época: “Vamos demorar na conversa, não é? Pode tirar o cavalo da chuva”. Ou algo neste sentido. Com o tempo, a expressão foi tomando forma até passar a ter o significado de desistência de atitudes que não levarão a lugar nenhum.