Você com certeza já conheceu alguém que é considerado um “alecrim dourado” ou já ouviu alguma pessoa chamando outra por essa expressão com sarcasmo. Mas qual seria sua origem? E o que exatamente ela significa?
Antes de mais nada, é preciso entender que a expressão virou uma piada entre muitos falantes da Língua Portuguesa por conta de uma cantiga. A letra da música, por sua vez, já é capaz de explicar perfeitamente seu uso.
Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo de onde vem a expressão “alecrim dourado” e o motivo das pessoas a utilizarem para se referir às outras em determinadas ocasiões.
De onde vem a expressão “alecrim dourado”?
De modo que seja possível entender a piada em si, é importante retornar às origens da cantiga que inspirou a expressão. A versão brasileira é a seguinte:
- “Alecrim, alecrim dourado / que nasceu no campo / sem ser semeado. // Foi meu amor / que me disse assim / que a flor do campo é o alecrim.”
A popular música do alecrim, por sua vez, é um remake da cantiga folclórica portuguesa “Alecrim aos Molhos”. Confira:
- “Alecrim, alecrim aos molhos / por causa de ti / choram os meus olhos. / Ai, meu amor / quem te disse a ti / que a flor do monte era o alecrim? / Alecrim, alecrim doirado / que nasce no monte / sem ser semeado.”
Significado da expressão
Como a música diz, a planta, que é o alecrim, nasce sozinha no campo, sem ser semeada. A partir disso, é possível inferir que ela seria perfeita.
Na expressão, por sua vez, o dizer é utilizado como ironia. Ele se refere a uma pessoa que se considera única, perfeita, exclusiva ou o centro de tudo.
Desse modo, ao dizer que uma pessoa é um alecrim dourado, o locutor está ironizando o fato do outro se achar algo muito melhor do que realmente é.
Sobre o alecrim
Você já conhece o tal “alecrim dourado”, mas e o alecrim em si? A planta, de nome científico Rosmarinus oficcinalis, é um arbusto encontrado na zona do Mediterrâneo. Ele costuma crescer em terrenos de origem calcária.
As flores do alecrim são azuis, e possuem um aroma agradável. Na era romana, a planta era chamada de rosmarinus, que traduzida para o português significa “orvalho do mar”.
Na etimologia da palavra, “alecrim” vem do termo árabe al-iklil. Ele também pode descrever outras plantas, como o rosmaninho, muito similar ao arbusto em si. Mesmo assim, as duas possuem gêneros diferentes.
O alecrim é utilizado para decoração e é ideal para quem está começando no mundo da jardinagem. Afinal, o arbusto é resistente às pragas e não exige muita manutenção.
No mundo das crenças populares, ele ainda é capaz de afastar a inveja e, quando depositado debaixo do travesseiro, pode afastar os sonhos ruins. Muitos acreditam que, ao tocar alguém que ama com o alecrim, o amor será eterno.
De acordo com lendas ciganas, o arbusto é considerado divino, por ter aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde Jesus teria nascido. Essa é a precisa localização onde Maria teria jogado a água de banho do filho.