De onde surgiram os ovos de Páscoa? Entenda essa tradição

Oferecer ovos na Páscoa é uma prática que remonta a vários séculos e perpassa diversas culturas; veja sua origem a seguir.

Não é por acaso que o costume de dar ovos de Páscoa se espalhou ao longo dos séculos. A origem do significado festivo dos ovos remonta à Antiguidade. Parece que os egípcios já consideravam os ovos um símbolo da vida, como o eixo dos quatro elementos (ar, terra, fogo e água) portanto, a origem de tudo.

continua depois da publicidade

Os persas também consideravam o ovo um símbolo de prosperidade e aparentemente costumavam presentar ovos no início da primavera como um símbolo de renascimento. Uma tradição que aparentemente também se espalhou na Grécia Antiga e na China, sempre coincidindo com a mudança de estação. Veja por que eles foram relacionados à Páscoa a seguir.

Por que os ovos estão associados à Páscoa?

Leia também

Em suma, os ovos têm sido usados ​​como símbolo de vida e renascimento em muitas culturas e religiões ao longo da história. Antigamente, o ovo era visto como uma representação do cosmos, com a casca representando o céu, a clara representando o ar e a gema representando a terra.

Acredita-se que o ovo começou a ter importância na mitologia egípcia na época em que uma fênix queimava em seu próprio ninho e, pouco tempo depois, renascia novamente do ovo que o havia formado desde o início.

continua depois da publicidade

É por isso que eles começaram a ser introduzidos nas sepulturas como um sinal de “renascimento”. Além disso, os gregos também apoiaram a teoria de que a própria vida nasceu de um simples ovo.

Algum tempo depois, os cristãos católicos da época começaram a classificar o ovo como símbolo da ressurreição, que representava o renascimento de Jesus. Séculos mais tarde, especificamente na Idade Média, no período pascal, os ovos eram decorados e distribuídos como sinal de “boa sorte”.

No Cristianismo, o ovo tornou-se um símbolo da ressurreição de Jesus, com a casca dura do ovo representando o túmulo selado e a casca quebrada simbolizando a ressurreição e uma nova vida.

Relação com a Quaresma

Outra tradição remonta ao século IV, quando os cristãos católicos seguiam a abstinência da Quaresma e não podiam comer, entre outras coisas, ovos ou laticínios.

continua depois da publicidade

Para não jogar fora os ovos durante aqueles longos dias e para mantê-los frescos, eles os banhavam em uma fina camada de cera líquida e, terminada a Quaresma, eles se reuniam em frente à igreja e os distribuíam.

Aos poucos, as normas religiosas foram relaxadas, mas a tradição de dar ovos no domingo de Páscoa continuou e esses ovos começaram a ser pintados e decorados para deixar o presente ainda mais bonito.

Centenas de anos depois, mais precisamente por volta do século XII, a Igreja abençoou o costume de dar ovos como símbolo da Ressurreição, partindo do fato de que o ovo sempre simbolizou a fertilidade e a vida.

Seiscentos anos depois, no século XVIII, ovos frescos começaram a ser vazados e recheados com chocolate. E este foi o início de uma tradição que hoje se materializa na forma de elaboradas figuras de chocolate e ovos decorados de todos os jeitos.

continua depois da publicidade

Como os ovos de Páscoa são decorados?

Os ovos de Páscoa costumam ser decorados com cores vibrantes e designs variados, tornando-os visualmente atraentes e cativantes. A prática de decorar ovos remonta aos tempos antigos e foi transmitida por gerações em várias culturas. Diferentes países e regiões têm suas formas únicas de decorar ovos de Páscoa, apresentando uma rica diversidade de estilos e técnicas artísticas.

Em algumas culturas, os ovos são pintados com símbolos religiosos, como cruzes ou imagens de Jesus, para representar o significado cristão da Páscoa. Em outras tradições, eles são adornados com elementos de arte popular específicos da região, mostrando a herança cultural local. Alguns países até têm concursos para os ovos de Páscoa mais bem decorados, incentivando a criatividade e a expressão artística.

continua depois da publicidade

E os ovos de chocolate?

Existem ovos de Páscoa de chocolate em vários tamanhos, formas e sabores, variando de pequenos ovos embrulhados em papel alumínio a grandes ovos ocos recheados com chocolates ou outros doces.

Para chegar à invenção do ovo de chocolate, é preciso voltar ao século XVIII, especificamente na corte do rei Luís XIV, o Rei Sol. Aparentemente, ele foi o primeiro a encomendar ovos especiais ao confeiteiro da corte para comemorar a chegada da primavera: ovos feitos com creme de cacau.

Certamente a intenção do rei era surpreender seus súditos, mas, na verdade, sua brilhante ideia mudou o curso da história da confeitaria e se tornou uma das tradições mais amadas da Páscoa.

Leia também

Concursos em sua
cidade