Chegamos na época do ano que é tão esperada por muitas pessoas: o Natal. Mesmo aqueles que não segue os ritos religiosos, gostam do momento, porque acabou se tornando uma maneira de confraternização com amigos, familiares e demais pessoas que fazem a diferença.
Até o ato de enfeitar a árvore ao lado de quem a gente ama é uma forma de estabelecer novas memórias afetivas. Isso sem contar na famosa ceia de Natal, que sempre conta com diversas opções de pratos maravilhosos para comermos até dizer chega. Estou mentindo?
Ah, e um dos principais símbolos natalinos é, definitivamente, o bom velhinho. Com seu meio de transporte mágico, é o responsável por entregar presentes para as crianças que se comportaram bem e merecem um mimo fofo e bem representativo.
Mas você sabe, afinal de contas, quais são os nomes dados à figura “mitológica” do Papai Noel ao redor do mundo? Existem várias maneiras de se referir ao principal símbolo do Natal – e vamos discorrer sobre mais detalhes no decorrer de nossa matéria.
Nomes dados ao Papai Noel em diferentes partes do mundo
1. Father Christmas
No Reino Unido, a figura do Papai Noel é frequentemente chamada de “Father Christmas”. Essa designação reflete a tradição de uma figura mais antiga e sábia, associada à celebração do Natal.
É retratado como um homem amigável e benevolente, compartilhando alegria e presentes durante a temporada festiva.
2. Ded Moroz
Na Rússia, o bom velhinho é conhecido como “Ded Moroz”, que se traduz como “Vovô de Gelo”. Essa figura natalina carrega consigo um cajado gelado e uma sacola de presentes. Em algumas regiões, é acompanhado por sua neta, a “Snegurochka” (a Donzela de Neve).
3. Joulupukki
Já na Finlândia, o Papai Noel é chamado de “Joulupukki”. A palavra tem origens antigas, significando “Bode de Natal”. A tradição finlandesa destaca um Papai Noel vestido como um bode, uma representação única e encantadora da figura natalina. Por essa você não esperava.
4. Hoteiosho
A figura simbólica é chamada de “Hoteiosho” no Japão. Em contraste com a tradição ocidental, “Hoteiosho” não é associado a trenós ou renas, mas é retratado como um monge budista que distribui presentes de forma generosa. É uma forma bem interessante de ver as coisas.
5. Santa Claus
Usado em grande parte dos países de língua inglesa. A tradição e a nomenclatura apareceram na América do Norte devido aos imigrantes holandeses. Eles acreditavam na figura do Sinterklaas, ou seja, nome bastante similar ao futuramente conhecido “Santa Claus”.
A origem do mito veio com a história de São Nicolau, o padroeira das crianças. Menção honrosa para outros nomes que representam a mesma figura simbólica e vieram a partir da tradição dos holandeses: De Sint, De Goede Sint e De Goedheiligman.
6. Kris Kringle
Esse termo tem raízes germânicas e é uma variação do nome “Christkindl”, que significa “Menino Jesus”. “Kris Kringle” é usado para se referir ao doador de presentes natalinos, sendo comum também em comunidades de descendência alemã em outros países.
7. Baba Krismas
Na Nigéria, o bom velhinho é, geralmente, referido como “Baba Krismas”. Essa fusão de palavras incorpora a língua iorubá, o que traz uma dimensão local à figura natalina e reflete a diversidade linguística do país. Bem fofo de ser pronunciado também, convenhamos.
8. Kaka Santa
Em Moçambique, o Papai Noel é carinhosamente chamado de “Kaka Santa”. Essa expressão carrega uma conotação afetuosa e pode ser empregada até mesmo fora da época das festividades natalinas.
A tradição moçambicana de celebrar o Natal é caracterizada por gestos de generosidade, solidariedade e união. O termo “Kaka Santa” reflete essa atmosfera acolhedora, aparecendo como um símbolo de valores que todos desejamos cultivar, como compaixão e partilha.