Das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, apenas uma resistiu ao tempo

Você sabe quais são as 7 Maravilhas do Mundo Antigo? Se sim, qual seria a única que segue em pé?

A humanidade já testemunhou os mais inacreditáveis feitos arquitetônicos.

continua depois da publicidade

Mesmo em épocas em que os materiais e ferramentas eram de difícil acesso, sem as tecnologias utilizadas atualmente, monumentos ainda eram erguidos com a mesma eficiência.

Um exemplo são as 7 Maravilhas do Mundo Antigo: essas edificações foram construídas na Antiguidade e são consideradas o ápice da engenharia, arquitetura e beleza desse tempo.

Leia também

Cada uma é uma verdadeira obra, mas a maioria teve uma existência breve. Atualmente, apenas uma delas resiste bravamente ao tempo.

continua depois da publicidade

Mas qual seria essa construção? Confira abaixo qual é a maravilha que permanece firme desde a Antiguidade.

Qual das 7 Maravilhas do Mundo Antigo resistiu ao tempo?

7 maravilhas do mundo antigo, Pirâmide de Gizé, Monumentos

A pirâmide de Gizé é a única maravilha da Antiguidade que resistiu ao tempo e à influência humana. Foto: Reprodução / Pexels

Antes de mais nada, é importante entender quais construções compõem o grupo das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. São elas:

  • Mausoléu de Halicarnasso;
  • Grande Pirâmide de Gizé;
  • Estátua de Zeus em Olímpia;
  • Jardins Suspensos da Babilônia;
  • Farol de Alexandria;
  • Templo de Ártemis em Éfeso;
  • Colosso de Rodes.

A maioria teve uma existência consideravelmente breve, e a última a ser construída foi o Colosso de Rodes, que se manteve de pé por menos de 60 anos.

continua depois da publicidade

Apesar da listagem, existem até mesmo obras que possivelmente nunca existiram, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

Mas apenas uma delas resiste quase intacta: a Grande Pirâmide de Gizé, localizada no norte do Egito.

Inicialmente construída para ser o local de sepultamento do faraó Quéops, a pirâmide também já foi chamada de Pirâmide de Quéops.

Sua construção ocorreu por volta de 2580 a.C., o que faz com que ela tenha mais de 4.500 anos de idade. De acordo com estimativas, pode ter demorado pelo menos 14 anos para transportar e colocar cada um de seus blocos de pedra no lugar.

O monumento foi criado para abrigar o corpo e os tesouros do faraó Quéops, e a construção durou quase duas décadas.

continua depois da publicidade

Quando a pirâmide começou a ser explorada pelos primeiros arqueólogos, os responsáveis descobriram que ela já não tinha seus tesouros, roubados por saqueadores de túmulos, provavelmente ainda na época de sua construção.

Ao ser erguida, a pirâmide era revestida de calcário branco, com um topo coberto de ouro; bem diferente do que pode ser visto hoje, já que o que é possível observar são suas ruínas.

O motivo é que os blocos que revestiam a pirâmide foram retirados ou desgastaram-se ao longo dos séculos. Já o seu topo, revestido de ouro, foi roubado.

Mais sobre as maravilhas

No geral, as 7 Maravilhas do Mundo Antigo foram construídas em regiões próximas ao Mar Mediterrâneo, em locais considerados pelos gregos dignos de visitação.

continua depois da publicidade

São elas uma pirâmide, um templo, um mausoléu, um farol, duas estátuas e um jardim que sequer pode ter existido. Entenda mais abaixo:

Mausoléu de Halicarnasso

O mausoléu de Halicarnasso foi construído para o sátrapa Mausolo, uma espécie de governador de província do primeiro Império Persa.

Ao morrer, sua esposa, Artemísia II, liderou a construção do mausoléu para o marido, onde atualmente fica a Turquia.

De acordo com teorias de historiadores, a construção foi feita no alto de uma colina, em três pavimentos, revestida de mármore e repleta de estátuas.

Uma das hipóteses mais aceitas é que o mausoléu foi destruído em um terremoto na Idade Média, mas não se sabe como ele desapareceu.

Estátua de Zeus em Olímpia

A estátua de Zeus em Olímpia foi construída justamente para homenagear o deus grego. A edificação ocorreu no século V a.C. e foi uma obra de Fídias, escultor que fez a estátua de Atenas em Atenas.

Apesar das poucas fontes a respeito de como era a estátua, acredita-se que era feita inteiramente de ouro e marfim, com um Zeus de 15 metros, sentado em um trono dourado e segurando uma pequena estátua de Niké, deusa da vitória.

Jardins Suspensos da Babilônia

Os jardins são uma das mais incríveis maravilhas do mundo antigo, mas também uma das mais misteriosas. Afinal, ainda se discute se realmente existiram.

Com base em teorias, os Jardins Suspensos eram um gigantesco zigurate, repleto de vegetação e canais com água cortando todos os seus andares. Seja como for, não se sabe como ele foi destruído, e suas ruínas também nunca foram encontradas.

Farol de Alexandria

Construído no Período Ptolomaico, o Farol de Alexandria ficava no Egito e servia para guiar navegantes até o porto da cidade.

Essa maravilha foi erguida na ilha de Faros, e é por esse motivo que construções atuais são chamadas de farol. Com entre 120 e 137 metros, foi por muito tempo considerada a segunda maior construção do mundo, ficando atrás apenas das pirâmides.

Com o tempo, a ilha de Faros enfrentou vários terremotos que enfraqueceram a estrutura do farol. No século XVI, ele colapsou por completo dentro do Mar Mediterrâneo.

Templo de Ártemis

O Templo de Ártemis, ou Templo de Diana, foi construído em Éfeso, onde hoje fica a Turquia. Considerado o maior templo da Grécia Antiga, essa é uma obra de Quersifrão e seu filho, Metágenes, datada de aproximadamente 550 a.C.

Feito em estilo dórico, com 127 colunas de 20 metros de altura cada, o templo acabou sendo destruído por um incêndio em 356 a.C. Ele foi novamente construído e destruído por conta de uma invasão dos godos em 269.

Colosso de Rodes

O Colosso de Rodes era uma estátua que começou a ser construída após a vitória de Rodes, uma cidade portuária grega localizada em uma ilha perto da Turquia, sobre os macedônicos.

Feita na entrada da baía de Rodes, o monumento representava o deus Sol, Hélio. Com cerca de 33 metros de altura, inspirou até mesmo a construção da Estátua da Liberdade.

Em 226 a.C., Rodes foi atingida por um grande terremoto, o que fez com que o Colosso colapsasse. Pedaços da estátua permaneceram no solo da cidade por quase mil anos até que o metal dela foi refundido por invasores no século VII.

Leia também

Concursos em sua
cidade