Dão azar: 5 atitudes que devem ser evitadas no final do ano

Existem algumas atitudes que podem atrair azar para o seu ano novo, conforme superstições e crenças populares. Saiba mais na matéria.

O final de ano já está entre nós e, como de costume, ele sempre está repleto de rituais e tradições pautadas em crenças populares – ou, no caso, superstições que são comumente replicadas de geração a geração. Muitas pessoas são adeptas a isso, mesmo sem respaldo científico.

continua depois da publicidade

Até porque é uma maneira “de se conectar com o Universo” em busca de boas energias para o ano que está por vir. E cada pessoa tem a sua maneira de lidar com os rituais durante a virada do ano. Alguns estão relacionados com a religiosidade, mas não é uma regra absoluta.

Tendo isso em consideração, quais atitudes geralmente “dão azar” e devem ser evitadas no final do ano, conforme o misticismo e as crenças populares? Vamos discorrer sobre o assunto no decorrer da matéria – leia até o final e entenda o que não favorece o surgimento da sorte.

Leia também

Atitudes que devem ser evitadas no final do ano

 1. Limpar a casa durante à noite

Limpar a casa é uma tradição comum antes do Réveillon, simbolizando a remoção de energias negativas e a criação de espaço para coisas positivas. No entanto, a superstição alerta contra a limpeza noturna durante os últimos dias do ano.

continua depois da publicidade

Acredita-se que limpar a casa à noite pode afastar a sorte, já que as energias benéficas estão mais presentes durante o dia. Portanto, reserve a vassoura e o pano de chão para o período diurno, caso você seja adepto às superstições que envolvem sorte e azar.

2. Usar roupas rasgadas

Vestir roupas rasgadas ou desgastadas é considerado um forma de “atrair” dificuldades financeiras e problemas pessoais, segundo a crença popular. Opte por peças novas e bem cuidadas para garantir uma entrada auspiciosa em 2024.

Assim, você transmite uma mensagem de renovação e prosperidade para o ano que está por vir.

3. E as 12 uvas? Você conhece a tradição?

Em muitos países de língua espanhola, a tradição das 12 uvas é seguida rigorosamente. À meia-noite, as pessoas comem uma uva a cada badalada do relógio, desejando boa sorte para cada mês do novo ano.

continua depois da publicidade

Caso você seja adepto de superstições, saiba que ignorar essa tradição é considerado como um convite nada agradável para desafios ao longo do ano. Não subestime o poder simbólico dessa prática aparentemente simples, mas cheia de significados positivos.

4. Não focar nos objetivos para o próximo ano

Evitar fazer resoluções ou pensar em planos pessimistas pode atrair energias negativas. Em vez disso, concentre-se em metas alcançáveis e que te façam bem, visualizando um futuro brilhante.

Essa atitude mental positiva pode influenciar diretamente a qualidade do ano que se inicia.

5. Quebrar espelhos

A superstição comum no dia a dia também deve ser evitada no Réveillon. Desde tempos imemoriais, quebrar um espelho é considerado um presságio de sete anos de azar. Essa superstição tem raízes antigas, relacionadas à crença de que os espelhos refletem a alma.

continua depois da publicidade

A atitude supostamente “danifica a alma”, resultando em infortúnios. No final do ano, quando muitos estão se preparando para receber o novo ciclo, vale a pena manusear objetos frágeis com cuidado para evitar esse símbolo de má sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade