Cuidado: estas 10 plantas são venenosas para gatos

Algumas plantas podem ser venenosas para os gatos e causar problemas graves de saúde ou até mesmo a morte do seu bichinho de estimação; por isso, é bom ficar atento.

Quando falamos em ter plantas em casa, os gatos podem correr perigo: a curiosidade e, sobretudo, o tédio, podem ser fatais para o seu amigo peludo. Mesmo que seu pet tenha uma alimentação rigorosa, ele pode acabar mordiscando alguma plantinha e desenvolver vários sintomas depois disso.

Suspeitando que seu gato tenha ingerido plantas tóxicas, você deve procurar imediatamente um veterinário. O tipo de planta consumida vai determinar o tratamento e a gravidade dos sintomas, que geralmente são: salivação em excesso, vômitos, diarreia, convulsões, paralisia ou até mesmo problemas respiratórios e arritmias.

Para evitar esses contratempos, é fundamental conhecer as espécies venenosas para os gatos, veja 10 exemplos a seguir.

10 plantas venenosas para gatos

Leia também

1. Costela-de-adão

A Monstera deliciosa, também chamada de Costela-de-adão, é uma planta popular na decoração de interiores. No entanto, ela contém oxalato de cálcio em suas folhas e caules, o que pode ser prejudicial para os gatos. Se ingerida, pode causar dor, irritação, inchaço, salivação excessiva e até mesmo paralisia da língua e dificuldade em respirar.

2. Lírio

O lírio é uma das plantas mais venenosas para os bichanos. Todas as partes dessa espécie, incluindo suas folhas, flores, pólen e até mesmo a água do vaso que a contém, são tóxicas para os felinos. A ingestão do lírio pode causar sintomas como vômitos, diarreia, perda de apetite, letargia e insuficiência renal em gatos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

3. Hera Comum

A Hera Comum, assim como o lírio, é uma planta extremamente perigosa para os animais de estimação. O contato com a pele dos felinos pode causar dermatite com irritação e formação de bolhas.

Além disso, a ingestão de seus frutos pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, febre, espasmos e até mesmo parada cardiorrespiratória, se a quantidade ingerida for grande o suficiente.

4. Pothos

O Pothos, também conhecido como Jiboia ou Hera-do-Diabo, é uma planta comum em muitas casas. No entanto, é uma planta tóxica para os gatos e pode causar distúrbios digestivos agudos e insuficiência renal se ingerida por esses animais.

5. Hortênsia

A Hortênsia é conhecida por suas flores volumosas e coloridas, mas suas flores são tóxicas para os gatos. A ingestão dessa planta pode causar sintomas como diarreia, vômitos, dores abdominais e mal-estar geral em felinos.

6. Aloe Vera

Embora a Aloe Vera seja conhecida por seus benefícios para os seres humanos, ela pode ser tóxica para cães e gatos. A seiva encontrada sob a pele de suas folhas é prejudicial para os animais, por isso sua ingestão pode causar vômitos, diarreia e alterações na urina. Em casos graves mais graves de intoxicação, pode causar quadros de fortes espasmos.

7. Oleandro

O oleandro é tão bonito quanto altamente tóxico para os gatos. Além de problemas gástricos, pode causar dermatite e irritação ocular ao entrar em contato com a pele dos animais.

8. Orquídeas

As orquídeas são elegantes, bonitas e mais fáceis de cuidar do que parece. No entanto, uma quantidade muito pequena é suficiente para intoxicar o gato.

Outras flores comuns, e muito utilizadas em buquês, como papoula, dedaleira e tagetes (também chamadas de cravo-amarelo, cravo-da-índia e rosa-da-índia), podem prejudicar a saúde dos felinos.

A intoxicação manifesta-se sob a forma de problemas digestivos do seu gato: salivação excessiva, falta de apetite, vómitos e diarreia. Portanto, é melhor deixar o seu pet longe dessas plantas.

9. Filodendro

Outra das plantas tóxicas para gatos é o filodendro (Philodendron spp.). Por conter cristais de oxalato de cálcio, pode causar dor oral, inflamação, dificuldade para engolir, salivação excessiva, depressão e perda de apetite em seu animal de estimação.

10. Cróton

Por fim, as belas e coloridas folhas do cróton (Codiaeum variegatum) podem ser uma tentação muito perigosa para o seu gato. A toxicidade dessa planta é encontrada no látex ou na seiva, que pode causar irritação das mucosas, conjuntivite, salivação, vômito, diarreia, baixa frequência cardíaca e dor abdominal.