Interessado em aprender como fazer adubo caseiro? Isso é ótimo, porque uma boa forma de cuidar das plantas é adubando-as, visto que o adubo traz inúmeros benefícios às mesmas, como o aumento da disponibilidade de nutrientes para os vegetais. Entre esses nutrientes estão o cálcio, fósforo e potássio, responsáveis por enriquecer o solo, possibilitando que as estruturas das plantas tenham a sua disposição o que necessitam.
A adubação ajuda também a fortalecer e aprofundar as raízes das plantas, estimular o crescimento das folhas e ainda a melhorar a alimentação dos vegetais. Não bastasse isso, o produto ainda age de modo a proteger as plantas contra pragas, doenças e insetos, por exemplo.
Apesar do adubo ser encontrado em lojas especializadas, é interessante aprender a prepará-lo em casa. Sabendo disso, o Concursos no Brasil selecionou três formas diferentes por meio das quais o adubo caseiro pode ser preparado. Confira a seguir.
Como fazer adubo caseiro
Adubo caseiro com casca de ovo e borra de café
Juntas, a casca do ovo e a borra de café agem de modo a fornecer alguns minerais para as plantas, como magnésio, cálcio e potássio. Veja como fazer adubo com esses ingredientes:
- Triture as cascas de ovo com as mãos ou no liquidificador – se for utilizar esse utensílio, adicione um pouco de água;
- É importante deixar as cascas bem trituradas, pois é dessa forma que os nutrientes ficam mais disponíveis;
- Agora, misture três colheres de sopa de borra de café com um litro de água;
- Deixe a mistura descansar por três dias;
- Passado esse tempo, coloque a mistura em um borrifador e aplique diretamente nas plantas.
Outra possibilidade é misturar a solução com as cascas de ovo trituradas e, em seguida, depositar no solo.
Adubo NPK
A sigla NPK significa nitrogênio, fósforo e potássio. Esse tipo de adubo é feito de macronutrientes que ajudam a manter a saúde das plantas. Confira a seguir como fazê-lo:
- Para esse preparo, utilize borra de café coada, casca de banana e casca de ovo;
- Coloque os três ingredientes no liquidificador e acrescente água;
- Bata os ingredientes até formar uma mistura bem diluída;
- Deixe a mistura descansar por três dias;
- Passado esse tempo, aplique o adubo diretamente na terra das plantas e adicione um pouco de água – faça isso uma vez por semana.
Uma dica é que, durante o inverno, o adubo NPK deve ser aplicado somente uma vez por mês.
Adubo com cascas de vegetais
Para esse preparo, você pode utilizar cascas de batata, abóbora, chuchu ou cenoura. Esses alimentos são fonte rica em vitamina E, nutriente que ajuda no desenvolvimento das plantas.
O adubo com as cascas de vegetais é bem simples de ser feito. Basta cortar as cascas em cubos e misturá-las à terra em que as plantas estão sendo cultivadas.
Como saber que as plantas precisam de adubo?
Quando estão precisando de adubo, as plantas costumam dar alguns sinais, como apresentar um crescimento inadequado, não dar flor, apresentar fungos, rachaduras e ser acometidas por doenças.
Use adubo com moderação
É importante usar adubo nas plantas com moderação, afinal o seu excesso pode queimar as suas raízes e folhas, por exemplo. Vale destacar ainda que é preciso adubar as plantas nas épocas certas. É aconselhável fazer adubação nos momentos em que os vegetais estão em sua fase de desenvolvimento ativo, que costuma ocorrer na primavera e verão. Deve-se evitar adubar as plantas durante o inverno, pois nessa estação elas estão em sua fase dormência.