A língua portuguesa é cheia de particularidades e regras que podem confundir milhares de concurseiros na hora da escrita. Por exemplo, você sabe qual é o plural correto da palavra “couve-flor”? Será “couves-flores” ou “couves-flor”?
Essa é uma questão que pode até parecer simples à primeira vista, mas que deixa muita gente em dúvida. Por isso, resolvemos elaborar este artigo que vai mostrar qual é o plural correto da palavra “couve-flor”.
Nos prestigie com sua agradável companhia até o fim da leitura e aprimore ainda mais os seus conhecimentos. Afinal de contas, errar na ortografia da redação de um concurso não é o mais recomendado. Confira.
Couves-flores ou couves-flor?
A resposta correta é “couves-flores”. Isso mesmo, com “es” no final de “flor”. Na língua portuguesa, quando queremos indicar que estamos falando de mais de uma coisa, geralmente adicionamos um “s” ao final da palavra no singular, o que passa o termo automaticamente para o plural.
Por exemplo, se temos uma maçã e queremos falar de duas, dizemos maçãs. Simples, não é? No caso de “couve-flor”, como é composta por duas palavras, o plural é formado adicionando um “s” ao primeiro termo e um “es” ao segundo.
Assim, o plural de “couve-flor” se torna “couves-flores”, mantendo a concordância e seguindo as regras gramaticais do nosso idioma.
Exemplos
Para ficar mais claro o que acabamos de mencionar acima, selecionamos 10 exemplos de frases com o plural correto de “couve-flor”. Veja abaixo:
- No jantar de hoje, iremos preparar couves-flores gratinadas com salmão;
- Na feira de domingo, comprei duas couves-flores fresquinhas para fazer sopa;
- As couves-flores da minha horta estão prontas para serem colhidas;
- Meu prato favorito é o curry de couves-flores com lentilhas;
- Vou experimentar uma nova receita de salada com couves-flores e grão-de-bico, para o almoço de sábado no sítio;
- As couves-flores roxas estão lindas na horta da minha casa;
- Preciso comprar mais couves-flores para fazer conserva;
- As couves-flores assadas com queijo parmesão são uma ótima opção de acompanhamento;
- No supermercado, encontrei uma promoção imperdível de couves-flores;
- Adoro usar várias couves-flores em molhos cremosos para massas de pizzas.
Por que o plural não é “couves-flor”?
Você deve estar se perguntando por que não podemos simplesmente usar “couves-flor” como plural, certo?
Segundo a norma culta do português, quando compomos o plural de um substantivo composto como “couve-flor”, por exemplo, geralmente mantemos o substantivo principal no singular e apenas o último elemento recebe a marca de plural.
Mas nesse caso, “couve” é o substantivo principal, e “flor” é o adjetivo que a qualifica. Portanto, quando pluralizamos, adicionamos o “es” ao adjetivo, formando “couves-flores”. Entendeu, concurseiro?
É importante que o candidato a concurso entenda a formação do plural de determinadas palavras compostas da língua portuguesa para evitar erros ortográficos e de concordância, o que garante uma comunicação mais clara e precisa.
Então, quando estiver em dúvida sobre o plural correto da palavra “couve-flor”, pode apostar em “couves-flores”, combinado?