A Guerra Fria consiste em um conflito de tensão geopolítica que aconteceu entre os Estados Unidos da América e a União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, recebendo esse nome porque não houve conflitos armados e combates diretos ao longo dos 44 anos de duração. Nesse sentido, a Corrida Espacial faz parte de um dos capítulos mais importantes, quando houve a competição pelos melhores foguetes.
A princípio, estima-se que essa época foi fundamental para o crescimento tecnológico entre as nações, uma vez que precisavam correr contra o tempo para apresentar as maiores inovações. Nesse processo, as principais descobertas da Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, foram apresentadas ao público pela primeira vez, incluindo a ida do homem à Lua. Saiba mais informações a seguir:
Entenda o que foi a corrida espacial
Em primeiro lugar, a corrida espacial aconteceu entre 1957 e 1975, quando houve uma intensa exploração no espaço por parte dos norte-americanos e dos soviéticos. A princípio, a ascensão da União Soviética após as Grandes Guerras transformou-a em uma potência do bloco comunista, fazendo com que os Estados Unidos criasse uma narrativa que gerou uma polarização no mundo.
Por conta dos discursos e ações diplomáticas de ambas partes, ficou estabelecido uma grande rivalidade entre ambas nações, pois os Estados Unidos pretendiam garantir a presença no continente europeu para manter os interesses econômicos. Ao mesmo tempo, a União Soviética pretendia expandir a sua influência para outros continentes, incluindo as áreas de dominação estadunidense.
Dentre os vários desdobramentos da Guerra Fria, que incluiu disputas militares, diplomáticas, econômicas e culturais, a disputa tecnológica recebeu destaque. Em resumo, a corrida espacial foi uma competição entre ambas as potências para alcançar a superioridade no campo do voo espacial, com origens na corrida armamentista nuclear.
Nesse período, a vantagem tecnológica demonstrada por meio de voos espaciais era vista como algo fundamental para a segurança nacional, de modo que se tornou um símbolo para a ideologia da época. Foi nessa competição que surgiram tecnologias importantes, como satélites artificiais, sondas especiais, voos tripulados em órbita terrestres, telescópios e computadores mais eficazes.
Sobretudo, a conquista do espaço era vista como uma demonstração de domínio dessa nova fronteira, sendo a representação máxima da potência da nação que conseguisse chegar mais longe. No entanto, havia também o aspecto militar dessa estratégia, pois assim o governo seria capaz de monitorar os rivais por meio de satélites, realizando ataques e se protegendo dos inimigos.
Posteriormente, a Corrida Espacial foi encerrada por meio da missão conjunta realizada entre norte-americanos e soviéticos no dia 17 de julho de 1975, como uma demonstração de paz entre as potências. Na ocasião, uma nave americana e uma nave soviética acoplaram-se na órbita terrestre, sendo utilizadas a Apollo 18 e a Soyuz 19 nessa missão.
Quais foram os principais feitos na competição pelos melhores foguetes?
1) Sputnik
O primeiro marco importante da corrida espacial foi o lançamento do primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra, sendo um feito soviético. No dia 4 de outubro de 1957, foi lançado o Sputnik 1, responsável por emitir os primeiros sinais de rádio e comunicação com a Terra. Ainda que tenha ficado em órbita por um período de 22 dias, foi uma realização que recebeu destaque global.
Nesse mesmo ano, em novembro, foi lançado o Sputnik 2. Na ocasião, o satélite transportou a cadela Laika para o espaço, sendo a primeira nave tripulada com um ser vivo nessa jornada. Apesar disso, a cadela acabou morrendo por conta do superaquecimento da estrutura, de modo que a União Soviética foi incapaz de realizar um pouso seguro.
2) Homem no espaço
Ademais, os soviéticos foram os primeiros que enviaram um ser vivo ao espaço, sendo Yuri Alekseyievich Gagarin o primeiro viajante, na nave Vostok 1. Na ocasião, o astronauta permaneceu na órbita terrestre por 108 minutos, e conseguiu retornar à Terra. Porém, foi necessário que ele ejetasse a mais ou menos 8 mil metros de altura e finalizasse a aterrisagem de paraquedas, pois o satélite não era manobrável.
3) Homem na Lua
Por fim, a missão do Apollo 11 foi responsável por enviar três astronautas à Lua, o que aconteceu no dia 20 de julho de 1969. Apesar disso, estima-se que Neil Armstrong e Edwin Aldrin ficaram na superfície lunar por cerca de 2h, por conta dos riscos de exposição ao espaço e a precariedade dos trajes da época.