Conta de luz: 7 dicas para economizar energia e poupar seu dinheiro

Economia na conta de energia é uma tarefa quase que obrigatória para milhares de brasileiros que buscam uma maneira de poupar o seu dinheiro. Confira algumas dicas e pague menos na conta.

A conta de luz é uma despesa fixa, que acaba impactando o orçamento de muitas famílias brasileiras, que precisam encontrar maneiras de economizar energia e poupar seu dinheiro. Dessa forma, existem algumas dicas que podem auxiliar quem deseja gastar pouco com a conta de luz.

continua depois da publicidade

Desde 2015, as contas de luz vêm sofrendo reajustes feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que seguem o nível dos reservatórios pelo país. Assim, as contas possuem bandeiras de cores diferentes (vermelha, verde e amarela) e que indicam um valor específico na conta.

Portanto, para economizar na conta de luz, é necessário mudar alguns hábitos dentro de casa. Pensando em auxiliar você que deseja reduzir gastos, elaboramos um artigo com 7 dicas para economizar energia e poupar seu dinheiro.

Leia também

Conta de luz: 7 dicas para economizar energia

Ultimamente, as contas de luz estão se tornando mais caras. De fato, desde 2015, o governo vem aplicando reajustes nas tarifas, deixando-as mais altas e classificando-as por bandeiras, com cores indicativas do valor tarifário de cada uma.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a opção de economizar dinheiro é cada vez mais urgente e muitas pessoas se veem na obrigação de arrumar alternativas para não gastar muito e não comprometer o orçamento.

Pensando em auxiliar você que deseja poupar um pouco do seu dinheiro, elaboramos uma lista com 7 dicas para economizar na conta de luz e aliviar o orçamento mensal da família. Confira a seguir:

1 – Evite banhos muito demorados

Um dos maiores vilões no consumo de energia são os banhos demorados. A orientação é tomar banho de no máximo cinco minutos, pois banhos demorados servem apenas para desperdiçar água e consumir muita energia.

2 – Use lâmpadas LED

A preferência é usar sempre as lâmpadas em LED, pois essas consomem até 80% menos energia que as lâmpadas ditas convencionais.

continua depois da publicidade

3 – Tire os aparelhos da tomada (sempre que possível)

Aparelhos que não estão sendo usados devem ser retirados da tomada, pois quando estão conectados eles consomem energia, mesmo que não estejam sendo usados. Também evite dormir com a televisão ligada, pois este hábito consome bastante energia todas as noites.

4 – Evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo

Aparelhos ligados ao mesmo tempo exigem mais energia. Portanto, a dica para poupar dinheiro é ligar menos aparelhos ao mesmo tempo, principalmente no horário considerado de pico, em que se consome mais energia, das 18h às 21h.

5 – Não use benjamins e cuide dos fios

Fios desencapados ou com reparos feitos de forma inadequada são formas de desperdiçar energia e principalmente gerar acidentes domésticos. Do mesmo modo, o uso de benjamins para ligar aparelhos também demanda mais o uso de energia elétrica. A dica é evitar essas duas práticas.

continua depois da publicidade

6 – Utilize a geladeira de forma adequada

Procure evitar abrir a porta a todo momento, pois essa prática ajuda a gastar muito mais energia. Outros elementos devem ser checados, como o estado da borracha de vedação. A dica é evitar usar a parte de trás do eletrodoméstico para secar panos e roupas.

7 – Deixe para passar as roupas de uma vez

Para economizar energia e pagar menos na conta de luz, a dica é juntar a maior quantidade de roupas para passar todas de uma vez e ligar o ferro apenas um dia, por exemplo. Ao usar o ferro, procure também utilizar sempre a temperatura indicada para cada tecido da sua roupa.

Leia também

Concursos em sua
cidade