Escuridão: conheça região do mundo onde o Sol não aparece durante 3 meses

Uma cidade localizada na Rússia passa três meses em completa escuridão, sem o sol aparecer. Saiba os detalhes.

Mesmo em dias muito nublados é facilmente possível diferenciar o dia e a noite. Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores.

continua depois da publicidade

Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver. Além de ter três meses sem sol, durante o inverno chega a temperatura de -55 °C, exigindo que as pessoas se adaptem a uma forma de vida completamente inóspita. Em razão disso, construções de casas, comércios e indústrias são bem planejadas, para evitar o forte vento da região.

É importante ter em mente que não há dias contínuos assim durante todo o ano. Caso contrário, seria impossível viver lá. O fenômeno que faz com que a noite seja dominante ocorre durante determinados períodos.

Leia também

Região onde o sol não aparece por três meses

A cidade industrial de Norilsk, na Rússia, fica localizada na região de pergelissolo, atravessada pelo rio Yenisei, que é um dos mais poluídos do mundo. Essa poluição se deve às descargas radioativas de uma fábrica que produziu bombas de plutônio. A cidade de Norilsk é a segunda maior do Ártico.

continua depois da publicidade

Durante três meses de todos os anos, de novembro a fevereiro, o sol não nasce na região de Norilsk e somente a aurora boreal consegue romper a escuridão da longa noite. Em troca, entre os meses de maio a junho o sol não desaparece do horizonte e é sempre dia.

Em razão da ausência do sol por tanto tempo, as crianças são submetidas a uma dose diária de fototerapia, com raios ultravioleta, para fortalecer os seus organismos.

Devido às altas temperaturas do inverno, os prédios precisam ser construídos colados um no outro, para evitar a formação de ventos, que podem ser mortais em quem não está protegido adequadamente.

Apesar das condições extremas, há muitos moradores na região, pois ela é rica em minerais e se estabeleceu como um complexo de minas e de metalurgia no país. A cidade é fundamental para a economia da Rússia, pois representa 2% do PIB do país. Na cidade de Norilsk, é produzido mais de 20% de todo o níquel disponível no mundo, 50% do paládio, 10% do cobalto e 3% do cobre.

continua depois da publicidade

A empresa estatal Norilsk Nickel controla todos os locais onde há exploração. Ela é o principal motor da cidade, pois emprega cerca de 80 mil trabalhadores. A companhia disponibiliza salários e benefícios mais altos do que empresas do mesmo ramo de outras localidades do país.

A cidade tem condições ambientais precárias, devido à poluição. Isso porque as minas e metalúrgicas espalham sujeira em todos os locais. Em razão disso, doenças respiratórias, digestivas e cardíacas são comuns na cidade.

Saiba mais sobre a cidade de Norilsk

A cidade foi colonizada durante a década de 1920. Contudo, só foi fundada oficialmente no ano de 1935, pelo então líder soviético Josef Stalin.

Lá, foi estabelecido um sistema de campos de trabalhos forçados, denominados de gulags. Entre os anos de 1935 e 1953, a estimativa é que mais de 650 mil prisioneiros foram enviados para lá, e chegavam a trabalhar 14 horas por dia.

continua depois da publicidade

Em razão das baixas temperaturas, a maioria das pessoas realiza suas atividades todas em casa, com exceção do trabalho. A expectativa de vida da cidade é de 60 anos, uma década a menos que as demais cidades da Rússia.

Leia também

Concursos em sua
cidade