Você provavelmente já ouviu falar de Arquimedes na escola, o renomado matemático, filósofo, físico, engenheiro e inventor grego, mas você sabia que ele criou o quebra-cabeça mais antigo do mundo?
Aliás, foi essa mesma personalidade que teve o famoso momento Eureca.
Antes do formato de quebra-cabeça que conhecemos hoje, existiram outras versões e maneiras de construir imagens com fragmentos geométricos.
Atualmente, a versão criada por Arquimedes ainda é um dos desafios matemáticos mais famosos do mundo.
Como é o quebra-cabeça mais antigo do mundo?
Conhecido como Stomachion, ou estômago, esse quebra-cabeça consiste em 14 peças de diferentes formatos dentro de um quadrado. Outros jogos com esse formato incluem os Tangrams e o quadrado pitagórico.
Com este quebra-cabeça, você pode tanto encaixar todas as peças dentro do quadrado quanto criar formas e desenhos a partir das figuras geométricas. Portanto, não está limitado a construir uma imagem, mas sim a usar a geometria a seu favor.
O primeiro registro desse jogo data do século X d.C., e foi copiado de obras ainda mais antigas de Arquimedes. O que aconteceu é que esse registro quase se perdeu no tempo.
No século XIII, o manuscrito foi raspado e limpo para ser reutilizado como um livro de orações. Essa era uma prática muito comum, uma vez que os pergaminhos eram caros e difíceis de produzir.
Somente por volta do ano de 1906, um estudioso de Arquimedes começou a investigar o texto que estava sob esse livro de orações. Mas como funciona a matemática desse quebra-cabeça?
A matemática do Stomachion
O Stomachion é composto por um conjunto de 14 peças totalmente planas, sendo que o original foi feito de marfim. Cada peça possui formas poligonais com duas características básicas: podem se unir para formar um quadrado e são comensuráveis.
Ou seja, foram criadas de forma que o quociente entre a área de cada peça e a área do quadrado total seja sempre um número racional. Por meio desse cálculo, é possível criar vários problemas matemáticos e de lógica a partir do quebra-cabeça.
Como mencionado anteriormente, existem várias maneiras distintas de remontar esse quebra-cabeça no quadrado original. Aliás, em 2003, alguns pesquisadores descobriram que existem 536 arranjos distintos e únicos para esse jogo.
Contudo, o número oficial e a intenção inicial desse quebra-cabeça continuam um mistério. Isso porque no texto original de Arquimedes, não consta a informação do número de soluções possíveis.
Porém, considerando a genialidade deste inventor, muitos supõem que ele sabia que havia múltiplas soluções e deixou abertas as possibilidades para as pessoas. Hoje em dia, existem várias versões desse quebra-cabeça, incluindo com cores e desenhos.
Desse modo, a pessoa que brinca pode criar formatos distintos e até obras de arte conforme sua imaginação, mas também estimular habilidades como o raciocínio matemático e a lógica.
Outras invenções de Arquimedes
Uma das principais contribuições deste engenheiro foi o Princípio de Arquimedes, que calcula o volume e peso dos corpos imersos em líquidos, mas não para por aí. A partir de seus estudos, também foram desenvolvidos outros importantes teoremas.
Entre eles estão a Lei de Empuxo e a Lei da Alavanca, também associadas à área da Física. Arquimedes entrou para a história com a criação das catapultas, alavancas, polias, rodas dentadas e até mesmo a definição do famoso número Pi.
No geral, suas principais contribuições foram nas áreas da Física, Engenharia e Matemática.